Home / Biologia / Histologia / O que é Tecido?

O que é Tecido?

A organização com tecidos ou tissular aparece em seres pluricelulares com diversos tipos de células, de modo que cada tipo especializa-se em uma atividade. São exemplos desses seres os animais e as plantas.

O tecido é definido como um conjunto de células de estrutura muito parecida, que realizam um mesmo tipo de atividade e têm uma mesma origem embriológica.

Essa diferenciação tem uma implicação clara: por exemplo, na pele de um animal há um tecido cuja função é proteger sua superfície. Esse tecido não poderá nutrir-se por si próprio, tampouco participar da reprodução. Portanto, deverá haver tecidos encarregados de nutrir os demais e outros especializados na função de reprodução.

Como ocorre com as células, é possível distinguir tecidos vegetais (que aparecem nas plantas) e tecidos animais (correspondentes aos animais).

Tecido animal e vegetal
Foto com tecido vegetal (esquerda) e animal (direita).

TECIDOS VEGETAIS

Ao microscópio, esses tecidos mostram uma organização geralmente prismática. As ligações entre as células realizam-se por meio das paredes celulares. Somente as partes esverdeadas das plantas têm tecidos com cloroplastos (tecidos clorofilianos). (Veja Tecidos Vegetais).

Os tecidos fundamentais nos vegetais são:

  • Protetores
  • Embrionários
  • Fundamentais
  • Esqueléticos
  • Condutores
  • Secretores

TECIDOS ANIMAIS

Sua aparência microscópica é de grande complexidade em razão de sua estrutura e do número de células diferentes. As células unem-se por vários tipos de conexão, como os desmossomos. (Veja Tecidos Animais)

Veja também:

Veja também

sinapse1

Sinapse do Neurônio

Por meio de seus prolongamentos, os neurônios estabelecem conexões funcionais com outros neurônios (sinapse) e ...

Comentários