Home Como Fazer > Como Fazer um Debate

Como Fazer um Debate

Nas comunicações bilaterais orais (o debate, a assembleia, a reunião), o diálogo concentra-se em um ou mais temas pré determinados e, frequentemente, é dirigido por um mediador Trata-se de reuniões em que se discute um tema concreto.

O debate

O debate é um diálogo formal, argumentativo, no qual duas ou mais pessoas expõem seu parecer sobre um determinado assunto. O assunto deve ser potencialmente polêmico, para que resulte em um possível confronto de opiniões.

Nos debates, a argumentação tem grande importância, pois é a ela que os participantes devem recorrer para defender seu ponto de vista.

Entre os participantes do debate, destaca-se a figura do mediador, que, entre outras funções, encarrega-se de controlara ordem das intervenções, de cedera palavra a cada interlocutor e de cuidar para que os participantes se concentrem no assunto pré determinado e exponham suas opiniões respeitosamente.

2 pessoas participando de um debate.
Nos debates no rádio ou na televisão, é fundamental respeitar a vez de o outro falar.

O desenvolvimento do debate apresenta, geralmente, a seguinte estrutura:

  • Introdução. Na introdução, o mediador apresenta os participantes e expõe o tema sobre o qual se vai debater. Exemplo:
Estão conosco hoje Maria Fernandes e Cláudio Lozano, dois especialistas em imigração, tema no qual se centrará nosso debate.
  • Exposição inicial. Cada participante anuncia sua posição acerca do tema.
  • Discussão. É a parte central do debate, na qual os interlocutores confrontam e defendem suas opiniões.
  • Conclusão. Cada participante sintetiza sua posição, que pode coincidir com a inicial ou pode ter se modificado.
  • Despedida. É responsabilidade do mediador, que resume as opiniões expressas e finaliza o debate.

Quem participa de um debate (ou mesmo de uma conversa) deve expressar as próprias opiniões procurando não ferir a sensibilidade ou as crenças dos interlocutores. Para apresentara própria opinião em um diálogo, existem algumas fórmulas que servem para esclarecer os comentários, enfatizando o caráter subjetivo das afirmações. Exemplos:

Em minha opinião…; A meu ver…; Do meu ponto de vista…

Quando se contesta a opinião formulada por outro debatedor, podem-se empregar algumas expressões que contribuem para atenuar a oposição, como:

Em parte, estou de acordo com você, mas…; Lamento não concordar com a opinião de…

Como fazer um debate

Um debate consiste em uma discussão travada por um grupo de debatedores sobre um tema específico, estabelecido com antecedência, seguindo-se um esquema prévio, diante de um grupo de espectadores. A organização e o desenvolvimento do debate dependem em grande parte do moderador, que dirige as intervenções, estabelece a ordem das falas e tira conclusões gerais, entre outras tarefas.

Os participantes devem ser especialistas no tema tratado, pois se pretende que o grupo ouvinte obtenha informação atualizada a respeito do tema debatido e conheça pontos de vista relevantes.

Nos debates, as informações ou os dados expostos podem proceder de diversas fontes; basta que sejam completos, claros e estejam reforçados por conceitos e ideias que façam a audiência refletir sobre o tema.

Em um debate, é fundamental conhecer as diferentes técnicas de dinâmica de grupos, pois, no final, deve-se assegurar um turno de perguntas seguido de uma discussão organizada, na qual o público pode intervir livremente.

Por: Paulo Magno Torres

Veja também: