Corpo Humano

Esqueleto

O sistema locomotor movimenta o corpo e é formado por uma parte passiva, o sistema esquelético, e uma parte ativa, o sistema muscular. O esqueleto, apesar de ser passivo, tem outras funções.

Ossos e cartilagens

O esqueleto é uma armação estrutural formada por ossos e cartilagens articulados entre si e que contribuem para a movimentação do corpo. As cartilagens são constituídas por uma modalidade de tecido conjuntivo, Formam o esqueleto embrionário e, no adulto, estão presentes no pavilhão auditivo, na extremidade do estemo e na porção articular de alguns ossos.

TIPOS DE OSSOS

Os ossos são peças passivas do sistema locomotor.

São formados por tecido ósseo, enrijecido com substâncias minerais como o cálcio. Os ossos humanos são compactos. Seu interior também é rígido, mas apresentam espaços nos quais se aloja a medula óssea. Nela, é produzida a maior parte das células do sangue.

Tipos de ossos do esqueleto

PARTES DO OSSO

  • Tecido ósseo esponjoso: Tem inúmeras cavidades. Nos ossos chatos e curtos, ocupa o centro; nos longos, as epífises.
  • Tecido ósseo compacto: Camada densa de tecido ósseo, situada na periferia.
  • Medula óssea: É uma massa constituída por vários tecidos e que ocupa o interior das diáfises e as pequenas cavidades do tecido ósseo esponjoso. Há uma medula óssea vermelha, na qual são produzidas as células sanguíneas, e outra amarela, formada por gordura.
  • Periósteo: É uma membrana de tecido conjuntivo que recobre o exterior do osso.

CRESCIMENTO

O processo de formação dos ossos é denominado osteogênese. Inicia-se durante o desenvolvimento embrionário a partir de esboços de tecido conjuntivo que se vão ossificando, ou seja, convertendo-se em tecido ósseo. Depois, ao longo da vida, os ossos crescem longitudinalmente e em espessura.

O esqueleto humano

Esqueleto humano

É composto de aproximadamente 200 ossos, que podem ser classificados em dois grupos funcionais: os que formam o esqueleto axial e os do esqueleto apendicular.

O esqueleto axial proporciona o suporte de todo o corpo e compreende os ossos da cabeça e do tronco, O esqueleto da cabeça divide-se em crânio e face. No esqueleto do tronco há a coluna vertebral e a caixa torácica.

O esqueleto apendicular é composto dos ossos do cíngulo (da cintura) e das extremidades braços e pernas). Os ossos do cíngulo unem os ossos das extremidades aos do esqueleto axial. O esqueleto humano apresenta simetria: um plano vertical imaginário, passando pela linha mediana, divide-o em duas metades correspondentes, Os ossos pares, mesmo que tenham forma irregular, localizam-se em posições simétricas no corpo.

As articulações

Os ossos juntam-se entre si por meio das articulações, classificadas em três tipos.

As articulações móveis são as que permitem movimentos amplos entre os ossos que as formam (como as articulações do joelho e do pulso). São também denominadas articulações sinoviais, pois entre os ossos há uma bolsa sinovial que contém um líquido lubrificante, incolor e viscoso. Também podem ter cartilagens resistentes, como os meniscos. Nessas articulações, os ossos são unidos por potentes ligamentos, como no caso do joelho e do ombro. Os ligamentos são formados por tecido similar ao dos tendões.

As articulações semimóveis são as existentes entre as vértebras.

Finalmente, há as articulações fixas, constituídas pela união de dois ou mais ossos que estão encaixados, sem possibilidade de se moverem. Esse tipo de articulação ocorre entre os ossos do crânio.

Articulações do esqueleto

Veja também: