Receba atualizações do site:

Home » Geografia do Brasil » Floresta Atlântica ou Mata Atlântica

Floresta Atlântica ou Mata Atlântica

Também conhecida como floresta pluvial costeira, a mata Atlântica é uma floresta tropical, de clima quente e úmido, que se estende, em fragmentos esparsos, ao longo do litoral brasileiro. Das florestas tropicais, é a que apresenta a maior diversidade de espécies do mundo.

Entre as árvores, há o jequitibá-rosa, a quaresmei­ra, o fedegoso, o ipê, a embaúba, a palmeira-juçara (que fornece o palmito), a canela, o jacarandá, o cedro e a peroba. No interior da floresta há grande variedade de trepadeiras, mata-paus e pteridófitas.

Na mata Atlântica vivem diversos mamíferos, mui­tos ameaçados de extinção: marsupiais (como o gambá e a cuíca-d'água), primatas (como o muriqui, o mico-leão, o mico-leão-dourado, o sagui-preto e o macaco-prego), guaxinins (mão-pelada), coatis, onças-pintadas, gatos-do-mato, cachorros-vinagre, suçuaranas, caxin-guelês, cutias, ouriços-cacheiros, porcos-do-mato, tatus, pacas, tamanduás-mirins, capivaras, antas e preguiças. Entre as aves: macuco, inhambu, patos selvagens, gaviões, mutum, saracura, tié-sangue, sanhaço, araponga e muitas espécies de beija-flor.

Os répteis são representados pelos teiús (lagartos que podem ter mais de 1 m de comprimento), calangos, lagar­tixas, cagados, jabutis, jararacas, cobras-corais, surucucu e jibóia. Além deles, existem anfíbios, peixes e invertebrados.

Mata Atlântica
Floresta Atlântica: vista aérea e uma de suas plantas, o ipê-amarelo (no morro São João, Rio de Janeiro; na vertente do morro, localiza-se o Parque Estadual da Chacrinha).

Desde o início da colonização, a floresta Atlântica foi o ecossistema que mais sofreu com a ação humana. A extração do pau-brasil (usado como fonte de corante vermelho para tecidos), o ciclo da cana-de-açúcar e o do café, a mineração, a extração de madeiras nobres, a pecuária, a caça predatória e a ocupação de cidades (cerca de 2/3 da população vivem em áreas originalmen­te ocupadas pela mata Atlântica) foram os principais fatores da devastação ecológica dessa região. Restam ape­nas cerca de 7%, pouco mais de 10000 km2, transforma­dos em parques estaduais e nacionais, protegidos por lei.

Com o cerrado, a mata Atlântica é o ecossistema mais ameaçado do mundo, ao mesmo tempo que é um dos 25 hotspots ("pontos quentes", em inglês), ou seja, regiões de grande biodiversidade e ameaçadas de extin­ção. Ela apresenta também muitas espécies endêmicas (exclusivas desse bioma).

Por: Paulo Magno da Costa Torres


Veja também:

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o