Home > Geografia Brasil > Região Sul

Região Sul

A região Sul, a menor em extensão, conta com bacias hidrográficas importantes, devido ao potencial hidrelétrico.

Estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Relevo e vegetação

A região Sul apresenta relevo elevado, com altitudes que variam em média entre 600 e 800 m. As maiores altitudes estão do lado oriental, onde se encontram serras e falésias. Devido ao relevo de altas altitudes, o Sul conta com um grande potencial hidrelétrico, destacando-se a usina de Itaipu, localizada no rio Paraná, na fronteira com o Paraguai.

Estados da região sul do BrasilNas áreas de maior altitude ocorrem as temperaturas mais baixas, com nevascas e geadas. Na região dos Pampas (planície), no extremo sul, as temperaturas são mais elevadas. As principais formações vegetais são a Mata de Araucárias nos trechos mais elevados e os campos cobertos de gramíneas nas áreas mais baixas.

População

A região Sul é a segunda mais povoada e a terceira mais populosa do país, porém, até a primeira metade do século XVIII, apresentava uma ocupação escassa e bastante dispersa: existiam apenas alguns núcleos litorâneos como Paranaguá (PR) e Laguna (SC).

O Rio Grande do Sul passou a ser colonizado devido à pecuária em meados do século XVIII. Essa atividade estava diretamente ligada às missões jesuíticas, que deram origem a núcleos como São Borja e São Miguel das Missões, entre outros.

Economia

Marcada pela contribuição do imigrante, a economia meridional é baseada na agropecuária, destacando-se na agricultura os cultivos de soja, milho, arroz, trigo, uva, pera e maçã. Na pecuária os principais rebanhos são de bovinos, suínos e ovinos. Na atividade industrial sobressaem os setores petroquímico, metalúrgico, de calçados, alimentício, madeireiro, têxtil e automobilístico. Em Santa Catarina existem reservas de carvão mineral.

A necessidade de encaminhar couro e carne para os habitantes das Minas Gerais estimulou a pecuária gaúcha, com a formação de estâncias. Transportando suas cargas no lombo das mulas, os tropeiros se deslocavam do Sul até as áreas mineradoras e acabaram estabelecendo, nas áreas de pouso (descanso), povoados que se transformaram em cidades como Ponta Grossa (PR) e Pouso Alto (MG).

No século XIX, a ocupação das seiras e do planalto meridional se dá com os imigrantes europeus (basicamente italianos e alemães). No século XX, destacam-se as atividades industriais que articulam a região não só ao restante do Brasil mas também aos países do Mercosul.

Autoria: Taís Andrade

Veja também: