Home Geografia > Biosfera

Biosfera

O conjunto hidrosfera-atmosfera-litosfera forma a bios­fera, que corresponde à esfera da vida, englobando todos os ecossistemas.

A hidrosfera corresponde à esfera das águas, que compõe três quartos da Terra, formada pela água existente em rios, la­gos, geleiras, oceanos e mares, além das águas subterrâneas.

A atmosfera consiste na esfera gasosa que envolve a Terra.

A litosfera é a esfera composta de rochas e solos, em que são encontrados os minérios.

A biosfera é o agrupamento de todos os elementos natu­rais que permitem a existência da vida e determinam as parti­cularidades das regiões no planeta Terra.

Partes da Biosfera.

Em 1970, a ONU lançou o Programa Homem e biosfera, o qual determinou que áreas escolhidas sejam nomeadas como Reserva da Biosfera, como ocorreu em relação à Mata Atlântica, nomeada pela Unesco como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

A biosfera compreende todas as regiões da terra onde existem seres vivos. Ela representa a soma de todos os ecossistemas de nosso planeta.

Divisão da Biosfera.

Os biociclos da biosfera

Dentro da biosfera existem três divisões denominadas biociclos. Assim temos:

  • Biociclo das águas salgadas ou talassociclo (do grego thalassos, mar; Kyklos, círculo).
  • Biociclo das águas doces ou limnociclo (do grego limnos, de água doce; Kyklos, círculo).
  • Biociclo terrestre ou epinociclo (do grego epi, sobre; Kyklos, círculo).

Talassociclo

Compreende todos os ecossistemas marinhos. Ocupa, aproximadamente, 70 % da superfície terrestre e apresenta menor diversidade de fatores abióticos, quando comparado aos ecossistemas terrestres.

Limnociclo

O limnociclo compreende todos os ecossistemas dulcícolas ou de água doce. Divide-se em província lêntica ou de águas calmas e a província lótica ou das águas correntes.

Epinociclo

É o conjunto de ecossistemas de terra firme que se divide em duas regiões: subterrânea (abaixo do nível do solo – grutas e cavernas) e superficial (biomas terrestres).

Por: Renan Bardine

Veja também: