Home > Geografia Geral > Geologia

Geologia

Ciência que pesquisa a estrutura da crosta terrestre, seu modelado externo e as distintas fases da história física da terra. Como a geologia é uma Ciência muito ampla, há a necessidade de que se tenha sólidos conhecimentos de química, física e botânica.

Publicidade

A palavra geologia significa, geo = terra, logos = estudo. Segundo a história, acredita-se que o primeiro a utilizar essa terminologia foi o Bispo Richard Bury, em 1473, diferenciando os Teólogos dos Juristas que valorizavam as coisas terrenas. Antigamente a geologia era sinônimo de ciências da terra, e seus estudos eram realizados de modo empírico.

Características

Define-se geologia como a ciência que estuda a terra, procurando abordar todos os seus aspectos como: constituição, estrutura do globo terrestre, as diferentes forças que agem sobre as rochas, modificando assim as formas de relevo e a composição química original dos diversos elementos, a ocorrência e a evolução da vida através das diferentes etapas da história física da terra (Estudo dos seres antigos).

Publicidade

Simbolo da Geologia

Entre alguns estudiosos da geologia, existe uma pequena diferença, em relação a definição da palavra geologia. Pois alguns acreditam, que esta ciência deva tratar de assuntos relacionados ao aspecto e constituição das rochas, que compõem a terra. Já outros, acham que os assuntos relacionados a história física da terra, são mais relevantes. Por outro lado, existe uma linha de pesquisadores que são mais abrangentes e, definem a geologia como ciência responsável pelo estudo da terra e todos os seus aspectos.

A geologia apresenta-se como uma ciência descritiva, histórica e explicativa, ou seja é uma ciência de observação, de interpretação e de experimentação. O trabalho de campo do Geólogo resume-se na:

  1. Procura de afloramentos e natureza dos mesmos
  2. Procura de fósseis
  3. Estudo dos diferentes tipos de estrutura
  4. Prospecção

O objeto de estudo da geologia, são os fenômenos geológicos, os quais dividem-se em duas ordens: físicas e biológicas. Os fenômenos geológicos de ordem física são: Litogênese: (Formação de rochas), Orogênese: (Formação de montanhas), Gliptogênese (Destruição e modelagem do relevo). Estes fenômenos fazem parte do ciclo geológicos. Os fenômenos de ordem biológica, diz respeito aos fósseis (restos de organismos) encontrados nas rochas. A geologia pode ser dividida em diversos ramos como:

I – Geologia Física:

  1. Geologia Estrutural (Estudo dos depósitos e das diferentes camadas)
  2. Geologia Dinâmica (Geodinâmica – Estuda as diversas transformações sofridas pela superfície da crosta terrestre, por causa do trabalho realizado pelos fatores exógenos

A Geologia estrutural ou (Geostática), pesquisa a arquitetura e o arcabouço do subsolo. A Geodinâmica estuda os efeitos produzidos pelos vários agentes e forças, como águas correntes, ventos, correntes marítimas, gelos em movimento ou atividade vulcânica, etc.

A geodinâmica é o mesmo que geomorfologia. Existe uma grande controvérsia entre os geógrafos e geólogos, no sentido, de se considerar a que área deva pertencer essa ciência. Atualmente, tomando-se por base vários autores, entendeu-se que a geomorfologia é uma ciência independente.

II – Geologia Histórica:

Estuda as diferentes eras geológicas. Pode ser definida como “história física da terra. ” Pesquisa o desenvolvimento da vida na superfície da terra.

A Geologia Histórica, pesquisa a história da terra, tendo como base a vida vegetal e animal no decorrer das eras geológicas, através da Paleontologia. Já a Paleogeografia estuda as modificações ocorridas na superfície da terra. As investigações geológicas, historicamente vem sendo orientadas pela teoria do cataclisma. Atualmente, uma nova corrente, o atualismo vem mudando as bases destas investigações. A Teoria do Cataclisma: Explica que as transformações ocorridas na superfície do planeta terra, foram feitas através de movimentos violentos (Nunca transformações lentas). A teoria do atualismo investiga o passado à luz do presente (Resolver o desconhecido através do conhecido). Considerando que em geologia o fator tempo é fundamental.

Por: Marilia Travers

Veja também:

Publicidade

Comentários