Advogado

Para exercer uma das mais antigas profissões da História, são necessários bom nível de conhecimentos gerais, amplo domínio da Língua Portuguesa e atualização permanente.

Publicidade

Considerada uma das profissões mais antigas do mundo – anterior ainda à figura do tribuno do Império Romano –, a atividade jurídica continua sendo uma das mais dinâmicas do mercado. Onde houver conflitos que não se resolvam em âmbito privado, o jurista será solicitado. Por isso, exige-se dele grande diversidade de conhecimentos. Além dos mais propriamente formais, que incluem, por exemplo, Filosofia e Economia, deverá acompanhar as transformações que ocorrem na sociedade, como as mudanças nos costumes, pois servirão de subsídios a seu exercício profissional. A atualização permanente também é imprescindível em razão das contínuas mudanças nas legislações, principalmente no caso do Brasil.

Entre as disciplinas básicas do curso de direito incluem-se Teoria Geral do Direito Público e Privado e Direito Romano. A partir do segundo ano, o aluno cursará disciplinas correspondentes às várias áreas do Direito: Trabalhista, Tributária, Constitucional, Internacional etc. No último ano, o estágio é obrigatório, podendo ser cumprido em órgãos públicos ou em empresas privadas.

A proliferação indiscriminada de faculdades de Direito (nem todas oferecendo uma formação satisfatória) provocou o principal problema que enfrentam os profissionais da área: o excesso de bacharéis no mercado. A diversidade dos campos de atuação e as possibilidades salariais, relativamente amplas, continuam mantendo o interesse pela profissão. Mas para enfrentar a concorrência acirrada é preciso ir além do que se aprende na sala de aula. É necessário ler e estudar muito e acompanhar os fatos do mundo contemporâneo.

O bacharel em Direito pode dirigir-se basicamente para duas áreas: a advocacia e as funções do serviço público. Os que optarem por advogar deverão fazer o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Constitui-se de duas fases: a primeira inclui questões objetivas e a segunda exige a elaboração de uma peça escrita.

Publicidade

Os que optarem pela carreira jurídica no serviço público, podem se tornar, por meio de concurso, juízes, procuradores, promotores, advogados públicos, delegados de polícia ou fiscais tributários.

Uma das áreas em ascensão é a do Direito Internacional. Tanto as empresas transnacionais como os tratados multilaterais de comércio entre países exigem a presença do jurista. A área de direitos do consumidor e meio ambiente também representam setores em crescimento. Advogado

Mercado

Em alta em algumas áreas, como propriedade intelectual, meio ambiente, direitos do consumidor, esporte e relações internacionais.

Opções de trabalho

O advogado pode abrir seu escritório ou integrar a equipe de outros advogados. Tem também a opção de trabalhar em ONGs, empresas públicas e privadas. O serviço público tem carreiras como Magistratura, Promotoria e Procuradoria de Justiça (o ingresso se dá por meio de concurso).

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 1.400,00.

Formação

10 semestres, em média.

Bacharelado em Direito: Mackenzie-São Paulo/SP; PUC-Belo Horizonte/MG; UEL-Londrina/PR; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPR-Curitiba/PR; UFSC-Florianópolis/SC; UnB-Brasília/DF; Unesp-Franca/SP; USP-São Paulo/SP; Faculdades Integradas Curitiba/PR; FDV-Vitória/ES; PUC-Curitiba/PR; PUC-Rio de Janeiro/RJ; PUC-Porto Alegre/RS; PUC-São Paulo/SP; UEM-Maringá/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFC-Fortaleza/CE; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFJF-Juiz de Fora/MG; UFPA-Belém/PA; UFPE-Recife/PE; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFSM-Santa Maria/RS; UFU-Uberlândia/MG; Uniceub-Brasília/DF; Faculdades Milton Campos-Nova Lima/MG; Fadi-Sorocaba/SP; FC Jurídicas e Soc. Vianna Jr.-Juiz de Fora/MG; Furb-Blumenau/SC; Univem-Marília/SP; Ufes-Vitória/ESFurg-Rio Grande/RS; Imes-São Caetano do Sul/SP; PUC-Campinas/SP; PUC-Betim/MG; Toledo-Pres. Prudente-Presidente Prudente/SP; UCS-Caixias do Sul/RS; UFMA-São Luís/MA; UFPel-Pelotas/RS; UFV-Viçosa/MG; UniFMU-São Paulo/SP; Unimonts-Montes Claros/MG; UniRitter-Canoas/RS; Unisal-Lorena/SP; Unisinos-São Leopoldo/RS.