Cineasta

Muitas pessoas tem o sonho de atuar na área de cinema e entretenimento. Pois saiba que existem cursos superiores que podem ajudar de forma significativa neste sentido.

Publicidade

Os profissionais que são habilitados no curso superior de cinema, contam com uma boa capacidade para atuar em diversas etapas da produção de diversos tipos de mídias, entre elas novelas, propagandas, filmes, etc. Conheça um pouco mais sobre a profissão de cineasta, onde cursar esta graduação superior nas melhores instituições e como está o mercado de trabalho para este profissional.

Sobre a carreira de cineasta

Assim que formado no curso superior de cinema, o cieasta poderá atuar trabalhando em diversos tipos de produções diferenciadas, entre elas produções como filmes, animações, vídeos de publicidade, entre muitas outras coisas. Auxiliando neste sentido para criar roteiros, personagens, direção de todos os processos, entre muitas outras funções.

Sobre o perfil dos profissionais desta área

Ser um bom profissional criativo é a característica que mais se ressalta neste sentido para o profissional que é formado na área de cinema. A partir disto, todo o gosto pela arte em linhas gerais, acabam ajudando este profissional a se planejar quanto a roteiros, cenários, entre muitas outras situações.

É este profissional que precisa conhecer muitas tecnologias voltadas para a produção de vídeo, além de estar sempre bem atualizado nas tendências e informações diversas sobre os conteúdos e filmes.

Publicidade

Cineasta

O curso superior para formar um cineasta

Saiba que são poucas as instituições de ensino superior que oferecem cursos em graduação na área de cinema. A maioria dos cursos oferece uma habilitação simples, mas é possível porém encontrar cursos voltados a licenciatura na área de cinema diretamente. O curso tem uma duração média de 4 anos.

Quanto aos objetivos do curso, este deverá capacitar todos os profissionais na realização de produções cinematográficas de vários motivos, gêneros e ainda formatos. Além da realização de toda a produção de longas metragens, a teoria, prática, a roteirização bem como a crítica de cinema, o que é um trabalho realizado para muitos tipos de mídias atualmente.

Entre as melhores instituições de ensino privadas que oferecem este curso podemos citar:

  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Centro Universitário UNA (UNA)
  • Universidade Potiguar (UNP)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
  • Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
  • Além de instituições públicas como por exemplo:
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)