Home » Guia de Profissões » Dançarino

Dançarino

Dançarino

Dedicação e muitas horas de treino para aperfeiçoar a técnica são as principais exigências dessa profissão. 

Dançarino é o artista que interpreta sentimentos e sensações pela expressão corporal e em compasso com a música. Com grande número de ritmos musicais, o Brasil é rico nesse tipo de profissional, que pode se destacar tanto no balé clássico quanto nas danças populares – samba, forró, axé e outras. A cultura brasileira incorpora ainda expressões de outros países, como jazz, tango, valsa e até a dança do ventre, cada vez mais requisitada em festas e restaurantes típicos.

Apesar dos ganhos limitados, o mercado de trabalho para esse profissional é relativamente amplo, já que, além de dançar em espetáculos teatrais, shows, comerciais, cinema e TV, o dançarino pode dar aulas, criar e dirigir coreografias e espetáculos. No entanto, as vagas são bastante disputadas. Além disso, conseguir montar um espetáculo, por exemplo, é uma tarefa árdua, principalmente quando é preciso buscar patrocínios.

A rotina de um dançarino é de muito treino e exercícios físicos. São necessárias muitas horas de ensaio para atingir excelência técnica, sobretudo quando se trata de balé clássico. A Escola Municipal de Bailado de São Paulo, fundada em 1940, é um exemplo do esforço e dedicação na formação de profissionais. A exemplo do que ocorre em outras companhias de dança mantidas pelo poder público, quem ingressa nesse curso gratuito terá pela frente oito anos de trabalho árduo. As vagas são muito disputadas.

A maioria das cidades brasileiras dispõe atualmente de escolas de dança de salão que empregam professores-bailarinos, tanto homens quanto mulheres. Esse filão de trabalho para dançarinos profissionais é engrossado pelas academias de ginástica, produtoras e emissoras de televisão.

Mercado

Estável. O mercado de academias, aulas particulares e escolas de dança oscila pouco e, por isso, são criados poucos novos postos de trabalho. Em outros espaços, como TV, teatro, espetáculos e eventos, as vagas são muito disputadas. 

Opções de trabalho

• Participar de espetáculos, com grupos musicais ou corpos de baile; atuar no teatro ou na TV.
• Atuar como coreógrafo, diretor e preparador de elenco.
• Lecionar em escolas de dança ou dar aulas particulares. 

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 1.200,00 

Formação

8 a 16 semestres.

Balé Clássico: Escola Municipal de Bailado do Teatro Municipal-São Paulo/SP; Unicamp-Campinas/SP.

Bacharelado em Dança: UFBA-Salvador/BA; Anhembi-Morumbi-São Paulo/SP; FAP-Unespar-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ.


Comente!

Receba novidades

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o