Home > Guia de Profissões > Dançarino

Dançarino

Bem além de atuar como bailarino, este profissional da área de dança encontra uma série de oportunidades de emprego como coreógrafo por exemplo. Os produtores artísticos, professores e até mesmo crítico. Conheça um pouco mais sobre todas as carreiras profissionais em danças, e como está o mercado de trabalho para este profissional, e onde cursar esta graduação.

Publicidade

Sobre a carreira de dança

Todos os profissionais da área de dança conhecem técnicas de movimentação corporal como por exemplo os ritmos, o equilíbrio, o alinhamento e os controles de cunho respiratório. Eles ainda se utilizam de técnicas para criar e ainda executar as coreografias nos espetáculos de dança, bem como do teatro, shows, entre outras áreas.

Esta carreira é muito procurada por estes profissionais. E ao término de toda a graduação em dança, o profissional está devidamente apto para ministrar as aulas de áreas de educação artística para o ensino formal. Poderá atuar ainda como professor ou instrutor de dança em cursos livres, acádias, hotéis e resorts.

Publicidade

Existem muitos jovens que procuram por uma carreira de bailarino, ou dançarino tradicional e popular. Como os mercados de trabalho são mais restritos para o profissional, alguns preferem atuar com a produção artística de espetáculos, escrever críticas na área ou atuarem como dramaturgos.

Dançarino

Para a gestão, o profissional formado na área de dança poderá atuar em várias etapas para a organização dos espetáculos de dança. Isto desde a captação de recursos necessários para montar o espetáculo, até uma escolta de figurino, passando por uma definição de som e de iluminação, além da contratação dos bailarinos.

O perfil deste profissional formado em dança

O perfil deste profissional deverá envolver a expressão corporal, além de gostar de se movimentar e explorar todos os limites do corpo, o que são características desejáveis e fundamentais para este profissional.

Quem opta por trabalhar como instrutor de dança, ou mesmo professor deverá desenvolver uma boa capacidade para a área de comunicação. A sensibilidade estética, e ainda o gosto pelas artes de forma geral são algumas das características que podem ajudar a este profissional em atividades como a criação das coreografias e a direção de seus espetáculos.

Publicidade

Comentários