Guia de Profissões

Analista de SEO

O analista de SEO, sigla para Search Engine Optimization,  é o profissional responsável pelas técnicas de otimização de ferramentas de busca, em conteúdos e sites na internet.

Sendo assim, esse profissional atua na área de marketing digital e seu trabalho consiste em trazer visibilidade aos sites, fazendo com que eles sejam encontrados com mais facilidade pelos sites de busca e pesquisa.

Por isso, essa área também é reconhecida como uma técnica de marketing de busca, sendo a responsável pela alavancagem de empresas e negócios que possuem sites na internet.

Funções

O analista de SEO elabora estratégias de posicionamento de sites e conteúdos nas ferramentas de pesquisa e busca on-line, aplicando diversas técnicas específicas para que isso aconteça. Além disso, entre as suas funções, estão:

  • elaborar um planejamento estratégico para trazer o site de uma empresa ou marca pelas ferramentas de busca de forma orgânica;
  • analisar e estruturar um site e aplicar as exigências de otimização em seus conteúdos ou páginas;
  • criar um relacionamento com outros elementos digitais da internet, com técnicas de “linkagem” ou link building;
  • monitorar a posição dos sites nas ferramentas de busca;
  • gerenciar os relatórios do desempenho do site e utilizar-se de imagens, vídeos ou quaisquer mídias que auxiliem na otimização dele.
Funções do analista de SEO.

Formação

Para atuar nessa área, é preciso fazer um curso de SEO. Existem alguns disponíveis na internet e até mesmo cursos presenciais em escolas profissionalizantes. Além disso, em função das mudanças constantes nas ferramentas de busca, é preciso que o profissional sempre se mantenha atualizado com as exigências de otimização.

Também é preciso que ele tenha noções de marketing, para que possa suprir as necessidades do consumidor e aplicar as técnicas mais avançadas ou novas tendências de mercado no site e no conteúdo do trabalho que está realizando.

Ter dedicação, disciplina, estudo e prática, além de responsabilidade são características que esse tipo de profissional deve ter, pois, mesmo sendo contratado por empresas, ele pode atuar com total liberdade, até mesmo em home office.

Remuneração

No mercado de marketing digital, o analista de SEO é um dos profissionais mais bem pagos, em razão da importância da função da visibilidade de uma empresa.

O profissional desse ramo possui uma média salarial entre 2.000 a 4.500 reais. Contudo, essa média pode variar muito de acordo com a aptidão e o tempo de experiência do profissional, como também de acordo com o porte da empresa.

Portanto, tornar-se analista de SEO é um bom investimento profissional para quem gosta de marketing e tecnologia.