Editor

O profissional editor deverá ter como requisitos conhecimentos gerais e dominar a língua portuguesa culta, são os requisitos básicos desta profissão.

Muita informação surge diariamente através de livros, mídias, folhetos, internet, entre outros. Tudo isto, até parar nas mãos do leitor final passam pela coordenação e a supervisão de um editor por uma série de fatores determinados.

É este profissional que é o responsável por encontrar a melhor forma de publicar uma informação específica, independente de ela ser impressa, eletrônica ou mesmo virtual. O editor é quem faz o acompanhamento de todo o processo, elaborando a partir disto um produto, como um planejamento determinado, programação visual, elaboração e revisão dos textos, administração de custos, e muitas vezes realizando o chamado marketing editorial e a comercialização dos produtos finais.

O editor deve diariamente estar bem informado, e ter interesse em conteúdos, não apenas de cunho literário, mas também artístico e científico. Este profissional precisa estar diariamente atento ao mercado, e conhecer os recursos de informática, efeitos visuais e sonoros para que possa produzir diversos produtos de cunho editorial.

Editor

O Mercado de trabalho para o profissional

O mercado para este profissional oscila, no momento está em baixa já que as crises econômicas levam muitas vezes as editoras a realizarem cortes no seu quadro de profissionais. As áreas de internet, absorveram grande parte destes profissionais em meados dos anos 90, mas também está em baixa. A grande parte dos profissionais constituíram empresas voltadas a prestação de serviços, ou que ainda podem atuar como free lancers.

Opções de trabalho para o profissional

Este é um profissional que deverá desenvolver e administrar por completo as produções de cunho editorial em mídias tanto impressas, como eletrônicas e virtuais, executando diversos tipos de tarefas como por exemplo a edição de livros, revistas, manuais, além da edição de textos em sites de internet.

Remuneração

A remuneração para este profissional deverá ser em média de R$ 1900 a até R$ 2400 mensais.

A formação ocorre em até oito semestres.

Formação

Entre as melhores instituições que oferecem este tipo de curso podemos citar:

UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; Unesa-Rio de Janeiro/RJ; Universidade Anhembi Morumbi-São Paulo/SP; em Comunicação Social, com habilitação em Editoração: USP-São Paulo/SP; em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo: Faesa-Vitória/ES; UPE-Recife/PE, entre diversas outras instituições.

Vale lembrar que existem cursos complementares nesta área para que o profissional possa analisar se esta é a sua área de real interesse no mercado de trabalho.

Comentários