Editor

Editor

Conhecimentos gerais e domínio da Língua Portuguesa são requisitos básicos dessa profissão. 
 
Todos os dias, um imenso volume de informações chega até nós por meio de livros, fascículos, manuais, folhetos, CD-ROMs, Internet etc. Até ir parar nas mãos do consumidor, estes produtos passaram pela coordenação e supervisão de um editor.

Este profissional é o responsável por encontrar a melhor forma de publicar uma determinada informação, seja ela impressa (livros, fascículos, manuais), eletrônica (CD-ROM) ou virtual (Internet). Ele acompanha todo o processo de elaboração do produto, como planejamento, programação visual, elaboração e revisão de textos, administração de custos e, às vezes, o marketing editorial e a comercialização.

Por isso, o editor deve ser muito bem informado e interessar-se por produções não apenas literárias, mas também artísticas e científicas. Precisa ainda estar atento ao mercado e conhecer os recursos de informática, impressão gráfica, efeitos visuais e sonoros para produzir os mais variados produtos editoriais.

Na área de livros, o editor pode especializar-se nos de ficção, populares, didáticos e paradidáticos. Ao receber um original, deve analisar se sua publicação é justificável. Depois, se for o caso, entrar em contato com o autor e sugerir alterações, passar o texto para um preparador que irá padronizá-lo, encaminhá-lo para a revisão e, se o livro tiver imagens, coordenar o trabalho do pesquisador iconográfico, sugerindo fotos ou ilustrações para a obra.

Outros impressos, como encartes de CDs, manuais de instrução, CD-ROMs e sites para a Internet, passam pelo editor. Nem todos estudaram editoração. Muitos são jornalistas que aprenderam na prática os segredos da profissão. Em todo caso, é fundamental ter domínio de Língua Portuguesa.
 
Mercado

Em baixa. A crise econômica levou muitas editoras a fazer cortes em seu quadro de funcionários. A área de Internet, que havia absorvido grande parte desse pessoal no final dos anos de 1990, também está em baixa. Muitos profissionais constituíram empresas de prestação de serviços ou atuam como free-lancers.  
 
Opções de trabalho
 
Esse profissional desenvolve e administra a produção editorial em mídia impressa, eletrônica e virtual. Executa tarefas como edição de livros, revistas, fascículos, catálogos, manuais, folhetos, vídeos, CDs e CD-ROMs; edita sites para a Internet. 

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 1.900,00 a 2.400,00 
 
Formação
 
8 semestres.

Bacharelado em Produção Editorial: UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; Unesa-Rio de Janeiro/RJ; Universidade Anhembi Morumbi-São Paulo/SP; em Comunicação Social, com habilitação em Editoração: USP-São Paulo/SP; em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo: Faesa-Vitória/ES; UPE-Recife/PE; UEPG-Ponta Grossa/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; PUC-Porto Alegre/RS; Unimep-Piracicaba/SP; Unisantos-Santos/SP; Faculdade Cásper Líbero-São Paulo/SP; em Jornalismo: UFBA-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; UFG-Goiânia/GO; UFMG-Belo Horizonte/MG; PUC-Curitiba/PR; PUC-Belo Horizonte/MG.


Comentários:

Receba atualizações do site:

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o