Guia de Profissões

Secretário Executivo

São diversas as funções deste profissional, este que de forma geral tem como objetivo facilitar o dia a dia de chefias que estão muito ocupados.

É algo impossível imaginar os diretores, e presidentes de grandes empresas agendando compromissos, escrevendo relatórios ou mesmo atendendo a telefonemas. Nestes altos cargos, o volume de trabalho exige obrigatoriamente a presença de um secretário executivo que também pode ser chamado de assessor.

Esta é uma função exercida por um grande número de mulheres, e foi ampliada, englobando uma série de funções que ajudam no dia a dia do trabalho de gerentes e de diretores.

Muito mais do que apenas redigir os documentos ou passar e-mails ou faxes, os secretários executivos precisam estar sempre bem informados sobre tudo o que está acontecendo na empresa, e também a visão que as pessoas do mercado de fora possuem da mesma, e a partir disto ter uma capacidade para a tomada de decisões.

Secretaria Executiva

É este profissional que pode executar uma série de tarefas diferenciadas, entre elas assessorar, planejar e ainda organizar o dia a dia, criar os chamados follow ups, e promover convenções, além de acompanhar os executivos em reuniões e conferências.

A recepção de clientes em qualquer parte do mundo, em visitas e em congressos, bem como elaborar as cartas, circulares, além de tabelas e gráficos para assessorar as apresentações de um executivo podem auxiliar em sua rotina. A partir disto, dependendo do porte da empresa, e se não contar com uma equipe de outras secretárias ou outros assessores, talvez precise de forma pessoal controlar o estoque de materiais do escritório.

Este profissional ainda deve classificar e arquivar diversos tipos de documentos importantes, bem como acompanhar as publicações diárias e semanais coletando informações interessantes para a empresa.

Para que o profissional tenha boas realizações nesta área, é fundamental dominar outros idiomas, e a utilização de diversos programas de computador. Exercer uma função com senso crítico, boa autonomia de trabalho e discrição também são algumas das características fundamentais.

Mercado

O mercado, para estes profissionais é bastante estável, e em todas as empresas existem ao menos um secretário executivo. Atualmente a tendência é que um secretário possa atender a um grupo de executivos, coletivizando todos os seus serviços.

Opções de trabalho

As opções de trabalho são trabalhar em multinacionais, bem como companhias aéreas e consulados, atuar em construtoras e escritórios de advocacia, bem como trabalhar em empresas de importação e exportação e bancos.

Remuneração

A remuneração média é de R$ 1.300, mas pode aumentar significativamente conforme o tempo de carreira.

Formação

A formação é em média de 8 semestres.

Entre as melhores instituições com o curso podemos citar UCSal-Salvador/BA; UFC-Fortaleza/CE; Upis-Brasília/DF; UCG-Goiânia/GO; UFV-Viçosa/MG; PUC-Curitiba/PR; PUC-Rio de Janeiro/RJ; PUC-Porto Alegre/RS; UCS-Caxias do Sul/RS; Universidade Anhembi-Morumbi-São Paulo/SP; Faculdades Integradas de Osasco-Osasco/SP; PUC-Campinas/SP, entre outras.