Química Ambiental

O que é o CO₂ e seus perigos (Dióxido de Carbono)

Substância resultante da combinação do carbono com o oxigênio, cuja fórmula química é CO2 (cada molécula contém dois átomos de oxigênio e um de carbono). O gás carbônico, ou dióxido de carbono, foi descoberto no início do séc. XVII por Jan Baptista van Helmont, um químico e médico belga, e teve sua constituição estabelecida por Lavoisier, em 1781.

Características

O CO2 é produzido pela combustão do carvão, pela fermentação dos líquidos e pela respiração dos animais e das plantas. É um gás incolor asfixiante, de cheiro e gosto penetrantes. Constitui cerca de 0,035% do ar atmosférico.

Os seres humanos e os animais aspiram o oxigênio e expiram o gás carbônico, que é produzido pela oxidação de alimentos no organismo. Os vegetais verdes retiram o gás carbônico do ar e produzem o oxigênio quando a luz incide sobre eles. Sob a ação da luz, os vegetais combinam o gás carbônico com a água e produzem o próprio alimento.

Símbolo do CO2 escrito em uma lousa.

Quando se queimam madeira, óleo, gasolina ou qualquer combustível contendo carbono em presença de grande quantidade de oxigênio, ocorre a produção de gás carbônico. Se os combustíveis que contêm carbono são queimados onde há pouca quantidade de oxigênio, produzem o monóxido de carbono. Os vegetais e animais em decomposição também produzem gás carbônico.

O gás carbônico tem muitos usos cotidianos. Um bolo cresce num forno, por exemplo, porque o fermento adicionado à massa libera gás carbônico. Ele também produz a efervescência em refrigerantes, cerveja e vinhos frisantes. Alguns extintores de incêndio contêm esse gás porque ele não é inflamável e apaga chamas.

O gás carbônico, por sua densidade maior, costuma concentrar-se no fundo de poços, minas, silos e cavernas. Esses lugares ocasionalmente tornam-se perigosos aos seres humanos e aos animais, pois essa concentração pode sufocá-los. O gás carbônico em si não é venenoso, mas pode cortar o suprimento necessário de oxigênio.

Os perigos do dióxido de carbono na atmosfera

Nas mídias atuais, muito se tem falado sobre o perigoso CO₂, conferências tem gerado discussões sobre quais medidas – de caráter urgente – precisam ser tomadas. Mas o que é o CO₂, o que será que ele faz de tão mal e como podemos evitá-lo?

O CO₂ é um gás chamado dióxido de carbono, pois sua ligação química são de duas moléculas de oxigênio (O) em uma molécula de carbono (C).

Porém, mais do que apenas um gás, o CO2 é um dos gases-estufa que provocam o alarmante efeito-estufa. Que em resumo é um efeito que impede que o calor que entra do Sol na Terra seja eliminado pela Terra de volta ao Universo, fazendo então com que a Terra se torne uma grande estufa. Então quanto maior a quantidade de CO na atmosfera, maior o efeito estufa e suas consequências em toda a vida terrestre.

O CO₂ sempre existiu na atmosfera, mas depois da revolução industrial sua quantidade aumentou vertiginosamente, isso porque uma das causas do gás é a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e todos os seus derivados. Além disso, a destruição das florestas agrava o quadro, pois as árvores são elementos importantes para ajudar a diminuir essa quantidade.

E para os carnívoros de plantão, temos uma péssima notícia. Os animais bovinos que ingerimos, quando vivos soltam flatulências com CO₂, ajudando a aumentar as partes por milhão (ppm) do gás. Esse ano tivemos a pior noticia possível para o meio ambiente, o CO₂ atingiu seu recorde de 400 ppm na atmosfera. Isso quer dizer que de a cada 1 milhão de moléculas presentes na atmosfera 400 são de CO₂.

Essa alta quantidade vem causando estragos para todo o meio ambiente. A temperatura na Terra irá aumentar pelo menos 2 graus, causando o derretimento das geleiras e consequentemente o aumento dos oceanos. Com a Terra mais quente, animas e plantas entrarão em extinção, o clima acabará ficando todo desorganizado por todo o planeta, atrapalhando plantações e colheitas e sociedades inteiras ao redor do mundo.

Poluição produzida por uma fábrica

Uma das principais conferências feita pelos países de todo o mundo, a Conferência das Partes (COP), colocou como objetivo pessoal diminuir a emissão de CO₂ e disse que irá lutar fortemente contra isso. Foi uma das conferências que teve maior resultado, pois nunca antes os objetivos haviam sido traçados igualmente para todos os envolvidos.

Entretanto não cabe apenas as nações ou grandes empresas lutarem nessa causa, ainda que elas sejam os maiores poluidores do mundo. Cada um de nós pode fazer a sua parte para evitar o aquecimento global, sendo tendo plantas em casa, ou indo alguns dias de bicicleta para o trabalho ou comprando equipamentos que não poluam o meio ambiente.

Essa é uma luta de cada um de nós se quisermos permanecer durante mais tempo no planeta Terra.

Veja também: