Home / Química / Química Geral / Ligação Covalente

Ligação Covalente

Quando ocorre uma ligaçao covalente:

Quando a diferença de eletronegatividade entre dois átomos que formam a ligação não for grande, os átomos ligar-se-ão pelo compartilhamento de alguns de seus elé­trons de valência. A ligação é feita por meio de dois elé­trons que são atraídos pelos dois núcleos.

Se cada átomo contribui com 1 elétron para estabele­cer o par eletrônico, a ligação é chamada covalente comum ou simplesmente covalente. Se os dois elétrons pertencem a um só átomo, a ligação é chamada covalen­te dativa ou coordenada.

O compartilhamento de elétrons ocorre entre átomos que apresentam 4 ou mais de 4 elétrons na camada de valência. O hidrogênio tem um elétron na camada de va­lência e também apresenta esse tipo de ligação. Os com­postos que apresentam os átomos ligados apenas por ligação covalente são chamados compostos moleculares.

Exemplos de ligações covalentes e dativas:

Exemplos de ligações covalentes

I) Ligação simples – um par de elétrons compar­tilhado pelos dois átomos. A molécula de água tem duas ligações simples.

Ligação covalente simples

II) Ligação dupla - dois pares de elétrons com­partilhados.

Ligação covalente dupla

III) Ligação tripla – três pares de elétrons com­partilhados.

Ligação covalente tripla

Tanto o enxofre como o oxigênio apresentam 6 elé­trons de valência. Um átomo de enxofre liga-se a um átomo de oxigênio por dois pares eletrônicos simples. O outro átomo de oxigênio liga-se ao enxofre por dativa, sendo o par de elétrons fornecido pelo enxofre, que já está com 8 elétrons na camada de valência. O par eletrônico é representado por uma flecha dirigida no sentido doador -» receptor.

Exemplos de ligações covalentes dativas

Por: Paulo Magno da Costa Torres

Veja também:

Veja também

image001

Pontes de hidrogênio

Pontes de hidrogênio, ligação química caracterizada por uma ligação covalente entre o hidrogênio e uma ...

Comentários