Home » Química » Química Inorgânica » Ácido Clorídrico

Ácido Clorídrico

Ácido Clorídrico O Ácido Clorídrico é obtido pela queima de Cloro e Hidrogênio, formando o gás Cloreto de Hidrogênio, que depois é absorvido em água.

Apresenta-se como um líquido fumegante claro e ligeiramente amarelado, com odor pungente e irritante, contém cerca de 33% de Cloreto de Hidrogênio em peso e é comercializado nesta forma, a granel. O transporte é feito em carros-tanque. Sendo um produto tóxico e corrosivo.

É utilizado principalmente para limpeza e tratamento de metais ferrosos, flotação e processamento de minérios, acidificação de poços de petróleo, regeneração de resinas de troca iônica, na construção civil, na neutralização de efluentes, na fabricação de produtos para a indústria de alimentos e farmacêutica, entre muitos outros.


Dados do Ácido Clorídrico

Sinônimos – Ácido Muriático, muriatic acid, chlorohydric acid, hydrochloric acid.

Fórmula Química – HCl

Dados físicos

Aparência, líquido límpido e incolor ou levemente amarelado com cheiro pungente ( Evite Cheirar!! ), o Ácido concentrado é fumegante, sendo seu ponto de fusão –25ºC, seu ponto de ebulição de 109ºC e sua gravidade específica é igual á 1,19.

Estabilidade

O Ácido Clorídrico é estável, por isso evite a aproximação a chamas, fontes de calor, o mesmo é incompatível coma a maioria dos metais comuns, Aminas, Óxidos metálicos, Anidrido Acético, Propiolactona, Acetano de Vinila, Sulfato de Mercúrio, Fosfeto de Cálcio, Formaldeído, Álcalis, Carbonatos, Bases Fortes, Ácido Sulfúrico, Ácido Clorosulfônico.

Equipamentos de Segurança para uso:

  • Óculos de segurança ou protetor facial
  • Avental ou Jaleco
  • Luvas impermeáveis

Toxicologia

Extremamente corrosivo, a inalação do vapor pode causar ferimentos sérios, a ingestão pode ser fatal. O líquido pode causar danos à pele e aos olhos TLV 5 ppm.

Risco ao meio ambiente

Letal para peixes a partir de 25mg/l, tóxico para organismos aquáticos devido à alteração de pH!!


CONSIDERAÇÕES PARA ELIMINAÇÃO

Sempre que não for possível salvar a substância para reutilização ou reciclagem, esta deve ser colocada em um aparato aprovada e apropriada para eliminação do lixo. O processamento, o uso ou contaminação deste produto pode alterar a forma de administrar o lixo.

AVISO ESPECIAL EM CASO DE INCÊNDIO! – No caso de fogo, usar equipamento protetor completo, contento respirador individual operando com demanda de pressão ou outro sistema de pressão positiva.

Autoria: William Donizete de Assis

Veja também:

Química » Química Inorgânica


Comente!

Receba novidades

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o