Química Orgânica

O estudo dos compostos dos outros elementos químicos é feito na Química Inorgânica.

Durante muito tempo, a Química Orgânica foi considerada como a química dos compostos sintetizados por organismos vivos (animais e vegetais).

O primeiro pesquisador a diferenciar a Química Orgânica da Inorgânica foi Bergman (Torbern Olof) em 1777, que fazia a distinção entre produtos minerais e produtos de origem biológica.

Tradicionalmente, alguns compostos contendo carbono são estudados na Química Inorgânica: monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), carbonatos (CaCO3), bicarbonatos (NaHCO3), cianetos (KCN). Existem autores que dão a eles o nome de compostos de transição.

Deve-se notar que muitos compostos orgânicos ainda são obtidos de animais e plantas. No entanto, a maioria deles pode ser obtida por síntese. Por exemplo, o metanol (CH3OH) pode ser obtido pelo aquecimento da madeira na ausência de ar. Devido a esse fato, ele foi originalmente denominado “álcool de madeira”. Hoje, o metanol é fabricado industrialmente pelo aquecimento de monóxido de carbono e hidrogênio na presença de catalisador.

Álcoois

Na presença de bases fortes, os álcoois atuam como doadores. Os álcoois são geralmente ácidos…

Álcoois

Acetona

A acetona, líquido incolor muito volátil, é largamente usada como matéria-prima para o preparo de…

Acetona