Elementos Químicos

Ítrio (Y)

O ítrio é um metal prateado, que reage em contato com o ar. Aparece nas rochas ígneas da crosta terrestre e está presente em maior proporção nas pedras lunares. Esse elemento é encontrado em minerais lantanídeos, em especial nas areias monazíticas e na bastnasita. O ítrio aparece como fosfato, na xenotima, e como silicato, na gadolinita. Também está presente em minerais de urânio.

O ítrio foi isolado pelo químico alemão Friedrich Wõhler, em 1828, pela redução do cloreto de ítrio anidro com potássio.

Atualmente, pode ser obtido comercialmente pela redução do fluoreto de ítrio com cálcio metálico, sendo difícil, contudo, separá-lo dos minerais lantanídeos.

Ao ser extraído, aparece como um pó cinza-escuro.

É formado em algumas reações de fissão nuclear.

Aplicações

O ítrio é usado na indústria metalúrgica para aumentar a resistência de ligas de alumínio e magnésio e para produzir ferro fundido nodular. É empregado para polimerizar o etileno (atuando como catalisador) e para desoxidar o vanádio e outros metais não-ferrosos. Também é usado em alguns tipos de lasers e pode participar da fabricação de tijolos refratários.

O óxido de ítrio é utilizado na fabricação de vidros e cerâmicas especiais; o óxido e o vanadato de ítrio são usados para produzir a cor vermelha em tubos de televisão e também para fazer dispositivos de micro-ondas.

A combinação de óxido de ítrio com óxido de ferro forma um cristal – garnet -, que é utilizado em radares.

A granada de ítrio é muito resistente e pode ser usada como diamante artificial em alguns tipos de polimentos; já a granada de ítrio e ferro serve como transmissora de energia sonora.

Pequenas quantidades de ítrio são usadas para reduzir o tamanho de grãos de crômio, de molibdênio, de titânio e de zircônio.

Alguns dos seus isótopos radioativos são empregados em radioterapia.

Gadolinita
Gadolinita.

Nome do elemento: Yttrium. ítrio
Origem do nome: Nome derivado da vila sueca Ytterby.
Descobridor: Foi descoberto pelo químico finlandês Johan Gadolin (1760-1852) e isolado pelo químico alemão Friedrich Wõhler (1800-1882), em 1828.
Ano de descoberta: 1794
Número atômico (Z): 39
Massa atômica (A): 88,9058
Família: 3
Período: 5
Configuração eletrônica:[Kr]4d15s2
Raio atômico: 180 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 3 336 °C
TF (substância simples): 1 526 °C