Educação Física

Diferenças entre torneio, copa, taça, liga e campeonato

Sempre que falamos em esportes, estamos nos referindo à prática saudável de exercícios físicos e também a competições esportivas.

As competições podem ser divididas em jogos, torneios, campeonatos, ligas, copas e taças.

Para cada tipo de organização, há formas diferenciadas em relação ao tratamento das classificações e formações de chaves e eliminações.

Os diferentes tipos de competições

Para melhor compreender os tipos de competição, observe os itens a seguir.

Jogos

Com diversas modalidades, é uma sequência de disputas desportivas variadas ou de várias modalidades esportivas, em que se objetiva a classificação dos participantes.

Torneios

Realizados em curto período de tempo, compõem apenas uma modalidade. Neles, equipes se enfrentam em grupos até que se tenha um vencedor.

Campeonatos

Sequência de jogos ou disputas esportivas em que se procura a classificação de uma ou mais equipes por meio de confrontos diretos e obrigatórios. A determinação do vencedor pode ser por pontos corridos ou não. São realizados em um período longo de duração.

Liga

É uma competição em que se formam grupos e realizam-se jogos de ida e volta. Há eliminatórias desde o início, até que se tenha um vencedor.

No futebol, no Brasil, temos o Campeonato Brasileiro de Futebol (Brasileirão), na Europa, tem-se a Liga dos Campeões da UEFA e, nos Estados Unidos, a NFL– National Football League do futebol americano.

No voleibol, temos a Liga Mundial, tanto para o masculino como para o feminino.

Muitas outras ligas estão sendo formadas em outros países para disputas de várias modalidades esportivas. Essas competições são realizadas em períodos de médio a longo prazos.

Taça

É uma competição em que se reúnem os campeões de outras competições ou times de determinada região. Disputam entre si e definem o campeão, como, por exemplo, a Taça Rio e a Taça Guanabara, realizadas no Rio de Janeiro.

Copa

É uma competição em que participam os melhores times classificados em outras competições de menor expressão. As equipes jogam entre si até determinar o campeão.

Temos, como exemplos, a Copa do Mundo, competição em que só os melhores classificados das eliminatórias podem participar; a Copa do Brasil (participam times de todas as regiões do Brasil e dá o direito a uma vaga na Copa Libertadores da América); Copa Libertadores da América (times da América do Sul e México); Copa Sul Americana (também realizada por equipes da América do Sul).

As copas podem ser realizadas em curto ou longo período de duração. Isso depende muito do formato de organização e dos órgãos envolvidos.

Critérios de classificação

Toda competição esportiva, sendo de futebol ou de qualquer outra modalidade esportiva, utiliza critérios de classificação para que sejam determinados os vencedores.

Os processos de classificação podem ser feitos por meio de:

  • eliminatórias: simples, repescagem, bagnall-wild, consolação ou dupla eliminatória;
  • rodízios ou turnos: simples, duplo (turno e returno), em grupo ou série, rotação e lombardo;
  • escalas: escada, pirâmide (fechada, aberta ou coroa), funil e teia de aranha;
  • combinados: rodízio e eliminatória, eliminatória e escala, escala e rodízio. É a combinação de um ou mais critérios de classificação em um só evento;
  • acumulação: educativos e “kachinüki”.

Ao adquirir conhecimento sobre os tipos de competição e os critérios de classificação, torna-se mais fácil compreender o funcionamento de vários torneios e competições esportivas mundiais.