Home Astronomia > Movimento de Rotação

Movimento de Rotação

A Terra, quando gira ao redor do seu eixo imaginário, movimento que ocorre de oeste para leste, traz como consequência a formação dos dias e das noites. Esse movimento chama-se movimento de rotação. Ele dura 23 horas e 56 minutos.

Publicidade

O nosso planeta demora 24 horas (23 horas e 56 minutos) para dar uma volta completa ao redor do seu eixo. Essa diferença de 4 minutos é resultante do movimento de rotação conjugado com o movimento de translação.

Se a Terra estivesse parada, somente uma das faces seria iluminada (seria sempre dia) e a outra face permaneceria escura (seria sempre noite).

Entretanto, não é isso que acontece: ora uma face é iluminada, ora outra. Assim, enquanto é dia no Brasil, que fica do outro lado da Terra, é noite no Japão.

Causas do movimento de rotação

Dias e noites, consequência do movimento de rotação da Terra

Devido à forma da Terra e à inclinação do seu eixo imaginário, a duração dos dias e das noites não é igual em todo o planeta.

Publicidade

Quando clareia o dia, o Sol surge no horizonte, a leste, e vai subindo lentamente até ficar sobre a nossa cabeça, ao meio-dia. Depois do meio-dia, o Sol vai descendo até desaparecer no horizonte, do lado oposto àquele em que ele surgiu, o oeste.

Esse é o movimento aparente do Sol. Não é o Sol que está andando, mas sim a Terra que está girando de oeste para leste. A velocidade média desse movimento é de 27 km/minuto, na altura do Equador, e vai diminuindo em direção aos polos. Observe a figura abaixo.

Rotação da Terra.
Movimento de rotação da Terra

As consequências do movimento de rotação são:

  • movimento aparente do Sol;
  • diferentes horários da Terra;
  • sucessão dos dias e das noites;
  • formação das correntes marítimas, que podem ser alteradas pelo desvio dos ventos, influenciando a navegação marítima e as áreas de pesca;
  • direção dos ventos alísios, localizados nas áreas tropicais.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: