Alimentos

Para seu corpo funcionar bem é importante uma alimentação saudável e tê-la depende da sua necessidade de energia que está relacionada com a idade, peso, estatura e atividades físicas.

Mas mesmo dependendo disso, a dieta normal deve ser composta por proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas (A, D, E, K e complexo B). Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos.

Foi feita uma divisão em três tipos de alimentos, que são importantes para nosso corpo pois tem funções diferentes:

  • Energéticos: São ricos em Açúcares e Gorduras, substancias que dão energia a nosso corpo. São exemplos de alimentos ricos em Açúcares ou Gorduras: Mel, leite, açúcar, frutas, beterraba, manteiga e óleo.
  • Plásticos: São ricos em Proteínas. As Proteínas ajudam na renovação das células, e na construção e crescimento do corpo. São exemplos de alimentos ricos em Proteínas: Peixe, carne, leite, ovos, soja, feijão e frango.
  • Reguladores: São ricos em Vitaminas e Sais Minerais, substancias que regulam o funcionamento de nosso organismo, participando da defesa contra doenças.

Os Sais Minerais – como cloro, sódio, cálcio, flúor e ferro – são necessários para a formação de ossos, dos dentes e do sangue. Eles são encontrados no sal de cozinha, no leite, nas verduras, etc.

As Vitaminas são necessárias para o desenvolvimento de nosso organismo e para prevenção de certas doenças. As vitaminas A, D, E e K são lipossúveis (dissolve-se em lípides) e o Complexo B e a Vitamina C são hidrossolúveis (dissolvem-se em água). Elas são encontradas em frutas, verduras, ovos, leite, etc.

Conservantes

Os conservantes, que podem ser considerados aditivos alimentares, têm por finalidade retardar a reação de…

Conservantes

Agrotóxicos

Os agrotóxicos foram desenvolvidos na Primeira Guerra Mundial e utilizados mais amplamente na Segunda Guerra…

Agrotóxicos