Saúde

Nutrientes

Nutrientes são as substâncias que obtemos a partir dos alimentos e que são necessárias para o funcionamento adequado do organismo.

Basicamente, são empregados para obtenção de energia, para a construção de matéria própria e para a participação na regulação de alguns processos do organismo. Os nutrientes não são alimentos, mas componentes dos alimentos.

Substâncias muito variadas, alguns nutrientes são bastante complexos e outros, muito simples. Em função de sua abundância nos alimentos, distinguem-se dois tipos de nutrientes: os macronutrientes e os micronutrientes.

Várias frutas ricas em nutrientes

Micronutrientes

Os micronutrientes são substâncias necessárias ao ser humano em pequenas quantidades. São componentes minoritários dos alimentos, como as vitaminas e os minerais.

Apesar de o homem necessitar desses nutrientes em pequenas quantidades, sua carência produz enfermidades graves. O sódio e o potássio interferem em processos importantes, como o funcionamento do sistema nervoso ou o controle do batimento cardíaco.

VitaminasSão substâncias que agem no organismo regulando transformações químicas. Sem elas, órgãos e tecidos não funcionam direito.

Sais mineraisAssim como as vitaminas, os sais minerais são alimentos reguladores necessários ao organismo, pois desempenham funções importantes. Alguns também entram na constituição de estruturas do corpo humano.

Macronutrientes

Os macronutrientes são os componentes mais abundantes dos alimentos: as proteínas, os glicídios e os lipídios. A água e as fibras também são incluídas nesse grupo.

Os glicídios são macronutrientes cuja principal função no organismo é proporcionar energia para as células humanas. Os glicídios mais abundantes na dieta são amido, açúcares e fibras.

  • O amido é encontrado em legumes, cereais e batata.
  • Os açúcares são glicídios simples, presentes em muitos alimentos: a glicose (mel e frutas), a lactose (leite) e a sacarose, que é o açúcar comum (de cana ou de beterraba).
  • As fibras são abundantes em verduras. Não têm função energética; proporcionam maior facilidade no trânsito dos alimentos pelo intestino.

A água é um macronutriente indispensável como componente da matéria viva e para manter o meio interno líquido do ser humano. É necessário ingerir diariamente em torno de 3 L de água. Deles, 1,5 L provém dos alimentos; o restante deve-se beber a cada dia.

Os lipídios têm várias funções em nosso organismo, destacando-se a de fornecer energia. São encontrados nos óleos vegetais (de oliva, girassol, soja) e nas gorduras animais (bacon, manteiga).

As proteínas são necessárias para que as células possam construir sua própria matéria. Proteínas podem ser obtidas em alimentos de origem animal (carne, peixe, ovo) e de origem vegetal (legumes, cereais).

Por: Renan Bardine

Veja também: