Home Física > Força Peso e Força Normal

Força Peso e Força Normal

Definimos a força como o resultado (fruto) da interação entre dois corpos, ou seja, um corpo não exerce força sobre si mesmo, ela só aparece devido à interação entre os dois corpos.

Publicidade

Vamos, nesse artigo, obter a resultante e também analisar quem aplica a força no corpo que estamos estudando. Para isso, vamos dar nomes às trocas de forças: se for entre o corpo e a Terra, denominamos de força peso, e se for entre o corpo e a superfície de apoio, denominamos de força normal.

Força Peso (P)

Para astros, denominamos de força gravitacional àquela trocada entre eles em razão da atração de matéria com matéria. Para pequenos objetos, ou seja, corpos que estão próximos à superfície da Terra ou em contato com ela, denominamos de força peso àquela trocada em razão da atração de matéria com matéria.

Partindo do princípio de que a toda ação corresponde uma reação, se a ação for aplicada ao corpo, a reação será aplicada ao centro da Terra.

Vamos considerar um corpo de massa m abandonado de certa altura e em queda vertical.

Desprezando-se o atrito com o ar, a força peso é a única força atuante nesse corpo, portanto ela é a resultante das forças aplicadas nele. A aceleração do corpo em movimento vertical é chamada de aceleração da gravidade (g), então:

FR = P
m · a = P (como a = g)
P = m · g

A aceleração da gravidade e a força peso são vetores sempre verticais. No corpo, esses vetores apontam para o centro da Terra.

A aceleração da gravidade terrestre varia com a distância até o centro da Terra. A dependência da gravidade com a distância é estudada em gravitação universal. Aqui, vamos considerar corpos nas proximidades da superfície da Terra, cuja gravidade é considerada constante e de valor: g = 9,8 m/s2. É comum, em exercícios, arredondarmos a gravidade para 10 m/s2.

Publicidade

Não podemos confundir peso com massa. A massa é uma constante de cada corpo. Seu valor é constante para qualquer lugar que o corpo estiver. Seu peso depende da massa e da aceleração da gravidade, portanto, na mudança de lugar, a massa do corpo continua a mesma, porém, seu peso pode mudar.

Força normal (N)

Vamos considerar um corpo apoiado numa superfície plana e horizontal, conforme mostra a figura abaixo.

corpo apoiado numa superfície plana e horizontal

Estando esse corpo nas proximidades da Terra, ele recebe a ação da força peso que o puxa para baixo. Porém, a superfície de apoio não deixa o corpo descer. Para isso, ela deve exercer no corpo uma força que o sustenta. Essa força de contato entre o corpo e a superfície de apoio chama-se força normal.

Força normal

Como a cada ação corresponde uma reação, a reação da força normal encontra-se na superfície de apoio.

reação da força normal

A força normal é sempre perpendicular à superfície de apoio. Portanto, se a superfície de apoio for inclinada em relação à horizontal, então a força normal também ficará inclinada.

superfície de apoio inclinada em relação à horizontal

A figura acima evidencia que as forças peso e normal não constituem um par de ação e reação. Elas estão aplicadas num mesmo corpo, são de naturezas diferentes, podem ter direções diferentes e podem ter intensidades diferentes.

Por: Wilson Teixeira Moutinho