Home Física > Mecânica > Sistema Internacional de Unidades – SI

Sistema Internacional de Unidades – SI

O Sistema Internacional de Unidades, ou, abreviadamente, SI, é um conjunto de unidades métricas oficiais para cada grandeza física. Tal sistema foi estabelecido em 1960 na Conferência Geral de Pesos e Medidas, realizada em Paris.

Publicidade

De acordo com o SI, existem 2 tipos de unidades de medida: as fundamentais ou de base e as derivadas. Por convenção, as unidades fundamentais são aquelas independentes, que servem de referência para a determinação de novas medidas. Veja uma breve explicação sobre cada um das 7 unidade fundamental do SI.

Unidade de tempo

No sistema de medidas oficial, o tempo deve ser expresso em segundos, cujo símbolo é s. No nosso dia a dia utilizamos com mais frequência outras unidades de tempo, como horas, minutos, dias, semanas, meses, anos, séculos, etc., porém, elas não pertencem ao SI e, assim,  devem ser convertidas em segundos nas equações da Física. Observe na tabela abaixo as conversões de algumas destas unidades para segundos.

Nome

Símbolo

Equivalente em segundos

minuto

min

1 m = 60 s

hora

h

1 h = 60 min = 3600 s

Unidade de massa

Em termos de massa, a unidade de medida oficial é o quilograma, representado pelo símbolo kg. Essa unidade foi definida como a massa de um cilindro padrão, que, por convenção, corresponde a 1 kg. Sendo assim, a massa de um corpo qualquer pode ser determinada através da comparação de sua massa com a do cilindro.

É evidente que esta unidade não será um parâmetro para medir as massas de corpos muito pequenos, como um átomo, nem de corpo muito grandes, como um planeta. Por isso, existem outras de medida que são comumente utilizadas, mas que não fazem parte do SI, como é o caso da grama (g) e da tonelada (t).

Unidade de comprimento

A unidade de comprimento do SI é o metro, simbolizado pela letra m. Através de estudos físicos, o metro foi definido como o comprimento da trajetória percorrida pela luz durante o intervalo de 1/299792458 de segundo.

No Sistema Inglês, adotado por Estados Unidos e Inglaterra, são utilizadas outras unidades de comprimentos:

Nome

Símbolo

Equivalente em  unidades SI

polegada

in.

2,4 cm = 0,0254 m

ft

30,48 cm = 0,3048 m

jarda

yd

91,44 cm = 09144 m

milha

mi

~ 1690 m

Unidade de corrente elétrica

O ampère, representado pela letra A, é a unidade de medida de corrente elétrica, que, por definição, equivale à força exercida por dois paralelos que carregam a corrente. O nome da unidade é uma homenagem ao físico francês André-Marie Ampère.

Unidade de temperatura

No SI, a unidade de medida da temperatura é o kelvin (k), que corresponde a 1/273,15 da temperatura absoluta do ponto triplo da água. O zero kelvin é definido como o zero absoluto, ou seja, é a temperatura na qual toda a agitação de partículas cessaria, por isso, a escala Kelvin é considerada como escala absoluta.

As escalas Celsius e Fahrenheit também são muito utilizadas, no entanto, são chamadas de escalas relativas e não pertencem ao SI.

Unidade de quantidade de matéria

De acordo com o SI, o mol é a unidade oficial que mede a quantidade de matéria. O mol é definido como a quantidade de substância que contém 6,02 x 1023 entidades elementares, logo, 1 mol de átomos tem 6,02 x 1023, assim como um mol de moléculas também possui 6,02 x 1023 moléculas, por exemplo.

Unidade de intensidade luminosa

A candela, cujo símbolo é cd, é a unidade de medida da intensidade luminosa. Define-se candela como a intensidade da luz numa determinada direção que emite uma radiação de frequência 540×1012 Hz.

Unidades derivadas

Como o próprio nome já sugere, as unidades derivadas são aquelas que se originam do produto das unidades fundamentais. As unidades derivadas, ao contrário das fundamentais, não tem um número limitado, por isso, listamos alguns exemplos dessas grandezas na tabela a seguir.

Sistema Internacional de Unidades

Referência bibliográfica

  • CALÇADA, Sérgio Caio, SAMPAIO, José Luiz. Física volume único. Atual: São Paulo, 2005.

Por: Mayara Lopes Cardoso

Veja também: