Geografia

Fatores que Favorecem a Localização Industrial

Os fatores que favorecem a localização industrial correspondem ao conjunto de elementos sociais, estruturais e espaciais que interferem na distribuição da indústria em um território ou entre territórios.

Esses fatores podem variar no decorrer do tempo e em função do tipo de indústria, mas sempre destacando o interesse do setor industrial na redução dos custos de produção, no aumento da lucratividade e no maior poder competitivo.

De modo geral, a infraestrutura e as vantagens econômicas são predominantes.

Os principais fatores locacionais são explicados a seguir.

Mão de obra

Lugares que oferecem abundância em oferta de mão de obra barata acabam por atrair indústrias. Dependendo do tipo de indústria, a qualificação do trabalhador é de suma importância, daí a necessidade de se investir na qualificação da mão de obra.

Os países emergentes acabam preenchendo o requisito de mão de obra barata com certa qualificação, o que atrai muitas filiais de transnacionais, como ocorreu com China, Índia, Brasil e Tigres Asiáticos.

Mercado consumidor

Um numeroso e ativo mercado consumidor atrai empresas em busca de lucros com a ampliação das vendas para atender à crescente demanda.

Símbolo de uma indústria.

Embora a evolução dos meios de transportes integre rapidamente distantes áreas em um mundo globalizado, a indústria que se instalar no local apropriado acaba por sair na frente das concorrentes, pela proximidade do mercado e pela redução de custos com transportes.

Leis trabalhistas e ambientais

O elevado nível de organização sindical e de leis trabalhistas austeras não é interessante para o setor industrial, uma vez que amplia os custos com o trabalhador ante a exigência o cumprimento de regras trabalhistas, o recolhimento de impostos e a possibilidade de paralisação da produção em caso de greve, o que pode gerar aumentos salariais, reduzindo os lucros dos investimentos do setor empresarial.

Por isso, leis trabalhistas brandas e fraca organização sindical atraem muitas empresas em busca de maior lucratividade. Isso torna fundamental a atuação da OIT (Organização Internacional do Trabalho – ONU) no combate a trabalhos análogos à escravidão em regiões do sul, sudeste e leste da Ásia, na África Subsaariana e na América Latina.

Leis ambientais brandas atraem indústrias poluidoras para países pobres.

Incentivos fiscais

A redução total ou parcial da carga tributária por parte dos governos tornou-se um fator de suma importância para a atração de indústrias, o que recebe o nome de guerra fiscal e maximiza o lucro das empresas.

Matérias-primas

A facilidade de acesso a matérias-primas representa vantagem para a instalação de indústrias, principalmente as ligadas às commodities minerais.

A disponibilidade de água fica cada vez mais em evidência para vários setores industriais que necessitam desse recurso na produção, diante da possibilidade de territórios enfrentarem crises hídricas. É o caso de empresas dos setores de alimentos, bebidas, têxtil, mineração, siderurgia, papel, celulose, cosméticos, derivados químicos etc.

Infraestrutura

Os setores de transportes, de logística, de comunicação, de energia e rede de serviços são importantes quesitos que ampliam a eficiência da produção, do escoamento, da importação, da redução de custos e da prestação de serviços.

Nesse quesito, a presença de profissionais qualificados que atendam às necessidades das empresas na solução de problemas é um exemplo. Por isso, ocorreu a criação de distritos industriais com oferta de uma eficiente integração dos modais de transportes e de logística para atrair investimentos.

A oferta de energia, principalmente com custo reduzido e sem risco de crise de fornecimento, também é um forte atrativo. A produção de energia limpa, solar e eólica já se tornou um fator importante para as empresas que buscam integrar mais amplamente produção e sustentabilidade.

Instituições de ciência e tecnologia

Territórios com universidades ou centros de pesquisa científica e de tecnologia atraem empresas que necessitam de serviços de profissionais qualificados dentro da revolução-técnico-científica-informacional. Os tecnopolos – P&D – são importantes exemplos de territórios onde a criação ou atração do setor de tecnologia de ponta fica evidente.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: