Home Língua Portuguesa > Critérios de Classificação das Palavras

Critérios de Classificação das Palavras

Os critérios de classificação de uma palavra em uma classe gramatical deve considerar seu significado, forma e função. Por exemplo, a palavra “mulher” é classificada como um substantivo, porque nomeia um ser (significado), varia em gênero, número e grau (forma) e, em geral, funciona como núcleo de diferentes funções sintáticas (função).

Publicidade

Já a palavra “bela” é um adjetivo, porque qualifica um ser (significado), varia em gênero, número e grau (forma) e pode funcionar, a depender do contexto, como adjunto adnominal ou tomo predicativo (função).

As palavras isoladas, ou seja, fora de um contexto, pertencem a determinada classe gramatical de acordo com as características que lhe são peculiares e tal classe vem apontada nos verbetes de dicionários, antes da apresentação das possíveis acepções das palavras.

Apontar a classe gramatical de uma palavra é fazer análise morfológica, o que pode ser feito fora da oração, tomando-se a palavra isoladamente. Entretanto, a análise sintática de uma palavra não pode ser feita fora do contexto da oração, já que tal coo de análise somente se define de acordo com o tipo de relação que a palavra estabelece com outras dentro de uma oração.

O mesmo substantivo “mulher” pode, por exemplo, ser núcleo de diferentes funções sintáticas (sujeito, objeto, complemento nominal etc.), assim como o mesmo adjetivo “bela” pode ser um adjunto adnominal ou um predicativo.

Publicidade

Classificação de palavras

Outras classificações de palavras

Modernamente, alguns estudos linguísticos classificam as palavras em dois tipos básicos:

Lexicais: são palavras que se referem a objetos, seres, atributos e a eventos do mundo real ou da imaginação. São os substantivos, os adjetivos e os verbos, por exemplo.

Gramaticais: são palavras que não têm essa referência, pois remetem apenas ao mecanismo de coesão e funcionamento da língua. Elas articulam a estrutura textual: são os artigos, os pronomes e os conectivos (elementos de coesão, tais como as conjunções e as preposições), entre outros.

Se considerarmos a frase A boneca que você ganhou naquele natal maravilhoso me deixou emocionado, teremos a seguinte análise segundo os critérios acima mencionados:

  • Palavras lexicais: boneca, ganhou, natal, maravilhoso, deixou e emocionado.
  • Palavras gramaticais: a, você, que, em, aquele, me.

Por: Paulo Magno Torres

Veja também: