Redação

Charge

Um gênero textual que tem tanto destaque quanto as tirinhas e HQs na atualidade são as charges. Utilizando-se de uma linguagem informal, isto é, utilizada no cotidiano, elas nem sempre obedecem às normas do português padrão.

Muita gente confunde esses gêneros, pois todos usam principalmente a linguagem não verbal, no caso, as imagens, porém algumas características estruturais e temáticas  diferenciam esses gêneros.

Para aprendê-las, observe o texto a seguir.

 

Charge de uma pessoa dentro de um carro em um alagamento: Não sei o que é pior, se as ruas que sempre alagam, ou o que nossas autoridades sempre alegam!

O texto de Duke é classificado como charge, pois, diferentemente das HQs e tirinhas, não conta uma história com o intuito de nos fazer rir, mas tem o objetivo de criticar e ironizar um fato do cotidiano.

Características da charge

Tema

Quanto ao tema, as charges, normalmente, costumam abordar assuntos políticos e fatos em destaque no cotidiano, como os problemas sociais: violência, economia, clima, futebol etc. Na charge apresentada de Duke, o tema abordado são as enchentes que assolam grandes centros urbanos.

É comum o tema ser abordado de forma irônica, cômica e crítica, aliás, essa é uma das maiores características da charge, o que não é comum nas tirinhas. Enquanto estas objetivam o humor e o entretenimento, as charges focam o humor atrelado à crítica. Perceba que Duke critica os governos que não resolvem o problema da chuva, apenas “alegam” coisas.

Como as charges abordam temas atuais, em destaque na mídia, é necessário ter um conhecimento prévio dos assuntos apresentados para compreendê-las totalmente. Informe-se!

Estrutura

Quanto à estrutura, a charge é composta, normalmente, de um único quadro, cujo destaque é a imagem, que pode ou não ser acompanhada de texto.

Na charge de Duke, o quadro mostra um motorista em seu veículo, ilhado por causa da chuva.

Estilo

Linguagem informal, do cotidiano, enxuta, resumida, explora as ambiguidades, faz trocadilhos e relaciona-se à imagem.

O tom é de ironia e humor, sempre atrelado à crítica.

Na charge de Duke, o humor vem justamente do trabalho com a linguagem, pois o autor fez um trocadilho com “alagam” e “alegam”, o que tornou o texto divertido.

Objetivo

O principal objetivo é ironizar, criticar, satirizar algum fato, por isso é comum o exagero de traços dos personagens apresentados.

Normalmente, a charge é publicada em jornais, revistas, sites especializados e blogs.

Por: Paulo Magno da Costa Torres

Veja também: