Home / Biologia / Corpo Humano / Sistema Reprodutor Feminino

Sistema Reprodutor Feminino

Os gametas femininos são formados no aparelho reprodutor feminino através das gônadas femini­nas, os ovários, que na mulher, e em todas as fêmeas dos ma­míferos, estão localizados na cavidade abdominal. Nos ovários, a partir de células germinativas, são produzidas células precur­soras dos óvulos, denominadas oogônias, que na gametogênese feminina, originam os óvulos. Cada célula precursora de óvulo é mantida no interior de uma vesícula chamada folículo de Graaf, que além de armazená-la, produz um hormônio chamado estrógeno.

Aparelho reprodutor feminino

Quando o óvulo está maduro, o folículo se rompe para eliminá-lo. Tal processo é denominado ovulação. Com a saí­da do óvulo, o folículo rompido se transforma numa nova es­trutura, o corpo amarelo ou corpo lúteo, que produz progesterona, hormônio que mantém a gravidez.

Normalmente, o óvulo liberado entra no oviduto, tuba uterina ou trompa de Falópio, em cujo terço superior deve ser fecundado pelos espermatozoides. Estes, ao serem lançados na vagina, “nadam” através do útero até lá. Um deles fertiliza o óvulo. A célula-ovo ou zigoto assim formada, percorre a trom­pa até alcançar o útero, onde vai nidificar. A passagem do ovo pela trompa demora, normalmente, 4 ou 5 dias, tempo em que o zigoto já inicia suas primeiras divisões celulares, dando origem aos primeiros estádios embrionários.

A parede muscular espessa do útero é chamada miométrio; a camada de revestimento interno, intensamente vascularizada para aninhar o embrião, é chamada endométrio. A manutenção dessa vascularização durante toda a gra­videz é garantida pela progesterona.

Na gravidez, o contato mãe-feto se faz por um órgão chamado placenta, através da qual ocorre, por difusão, a passagem de alimentos, oxigênio e excreções, além de anti­corpos, antibióticos, vírus, bactérias, drogas etc. Normal­mente, durante a gravidez, não há contato direto do san­gue materno com o do feto e vice-versa.

Veja também:

Veja também

Impulso Nervoso

Os animais são capazes de obter estímulos do ambiente através de estruturas especiais, os receptores, ...