Home Biologia > Corpo Humano > Sistema Reprodutor Feminino

Sistema Reprodutor Feminino

O sistema reprodutor feminino é formado, externamente, pelos pequenos e grandes lábios vaginais e pelo clitóris. Os pequenos e grandes lábios são dobras de pele que constituem a vulva e protegem a abertura vaginal.

Na adolescência da mulher, aparecem os pelos pubianos nos grandes lábios, que protegem os pequenos lábios. O clitóris é uma estrutura com grande sensibilidade, relacionado com a excitação sexual da mulher, sofrendo dilatação de seus tecidos esponjosos, que ficam cheios de sangue durante a relação sexual.

Internamente, o sistema genital feminino é formado pela vagina, pelo útero, pelas tubas uterinas, anteriormente denominadas trompas de Falópio, e pelos ovários.

A vagina é o órgão que recebe o pênis e os gametas masculinos. Ela é formada por paredes ricas em músculos, que se contraem no momento da relação sexual e mais intensamente durante o orgasmo feminino.

O útero é também um órgão muscular, em forma de pera, revestido pelo endométrio, cuja camada superficial sofre descamação no período da menstruação. Durante a gravidez da mulher, o útero sofre distensão de suas paredes.

Partes do sistema genital feminino.
Sistema reprodutor feminino: vista lateral esquerda

As tubas uterinas ou ovidutos interligam os ovários ao útero. Por meio das tubas uterinas, o gameta feminino desloca-se do ovário em direção ao útero, e os espermatozoides deslocam-se do útero em direção ao ovário. É nas tubas uterinas que normalmente ocorre a fecundação, isto é, o encontro dos gametas feminino (ovócito secundário) e masculino (espermatozoide)

Os ovários são as gônadas femininas produtoras de gametas, que funcionam sob a influência dos hormônios produzidos e secretados pela hipófise, chamados de hormônios gonadotrópicos (FSH e LH).

O hormônio folículo-estimulante (FSH) atua no amadurecimento folicular, e o hormônio luteinizante (LH) é o hormônio da ovulação, isto é, da liberação do ovócito secundário pelo folículo maduro. Os ovários, como órgãos produtores de gametas, possuem atividade desde o momento em que a mulher atinge a puberdade até o período da menopausa, quando as ovulações deixam de ocorrer.

Sistema genital feminino.
Sistema reprodutor feminino: vista frontal

 

Veja também: