Home » Biologia » Ecologia » Questões Ambientais

Questões Ambientais

1- Defina Meio ambiente:

Conjunto formado por elementos naturais bióticos(animais, plantas) e abióticos(solo, relevo, clima), e não-naturais criados pelo homem, que atuam influenciando os seres-vivos.

2- Defina poluição ambiental:

Poluição é o termo empregado para designar a deterioração das condições físicas, químicas e biológicas de um ecossistema, que afeta negativamente a vida humana e de espécies animais e vegetais. A poluição modifica o meio ambiente, ou seja, o sistema de relações no qual a existência de uma espécie depende do mecanismo de equilíbrio entre processos naturais destruidores e regeneradores.

3- Quando e como os problemas ambientais começaram a se agravar?

Questões ambientais

A partir da Revolução industrial, os problemas ambientais começaram a se agravar, primeiro nos países desenvolvidos e depois em todo o mundo.

A questão ambiental se tornou realmente um problema com o advento da revolução industrial. Já no início do século XIX registraram-se queixas, no Reino Unido, contra o ruído ensurdecedor de máquinas e motores. As chaminés das fábricas lançavam no ar quantidades cada vez maiores de cloro, amônia, monóxido de carbono e metano, aumentando a incidência de doenças pulmonares. Os rios foram contaminados com a descarga de grande volume de dejetos, o que provocou epidemias de cólera e febre tifóide. No século XX surgiram novas fontes de poluição, como a radioativa e, sobretudo, a decorrente dos gases lançados por veículos automotores.

4- Exemplifique uma relação natural que pode ser afetada pela poluição:

Quando as emanações de gases tóxicos das cidades aumentam desmedidamente, o excesso pode prejudicar o regime pluvial, porque as gotas que se formam são demasiado pequenas para cair como chuva. Alem, sobretudo da precipitação radioativa que é provocada por certas substâncias lançadas ao ar pelas chaminés de fábricas, e que podem disseminar-se ampla e rapidamente.

5- Quais são os tipos?

Poluição da água, poluição do ar, poluição do solo, radioativa, térmica e poluição sonora.

6- Quais são os principais agentes poluidores da água?

Os agentes poluidores são inúmeros, podendo ir desde o mercúrio empregado no garimpo e os agrotóxicos agrícolas, passando pelos esgotos residenciais e industriais, até as chuvas ácidas e os materiais sintéticos não-biodegradáveis, como o plástico e o óleo despejado pelos navios petroleiros.

7- Quais são os principais poluentes atmosféricos?

O principal poluente atmosférico produzido pelo homem (o dióxido de carbono e o vapor d'água são elementos constitutivos do ar) é o dióxido sulfúrico, formado pela oxidação do enxofre no carvão e no petróleo, como ocorre nas fundições e nas refinarias. Lançado no ar, ele dá origem a perigosas dispersões de ácido sulfúrico. Às vezes, à poluição se acrescenta o mau cheiro, produzido por emanações de certas indústrias, como curtumes, fábricas de papel, celulose e outras.

O monóxido de carbono é produzido sobretudo pelos automóveis, pela indústria siderúrgica e pelas refinarias de petróleo. Outros poluentes atmosféricos são: hidrocarbonetos, aldeídos, óxidos de azoto, óxidos de ferro, chumbo e derivados, silicatos, flúor e derivados, entre outros.

8- Fale sobre a destruição da camada de ozônio:

No final da década de 1970, descobriu-se nova e perigosa conseqüência da poluição: a redução da camada de ozônio que protege a superfície da Terra da incidência de raios ultravioleta. Atribuiu-se o fenômeno à emissão de gases industriais conhecidos pelo nome genérico de clorofluorcarbonos (CFC). Quando atingem a atmosfera e são bombardeados pela radiação ultravioleta, os CFC’s, muito usados em aparelhos de refrigeração e em sprays, liberam cloro, elemento que destrói o ozônio.

9- Quais são os males causados ao homem devido a destruição da camada de ozônio?

Provoca o envelhecimento precoce, queimadura e câncer de pele em países tropicais como o Brasil, alem de prejudicar a visão e o aparelho respiratório. A concentração de poluentes na atmosfera ainda provoca alergias e afeta o sangue e os tecidos ósseo, nervoso e muscular.

10- Fale sobre o efeito estufa:

O dióxido de carbono, ou gás carbônico, importante regulador da atmosfera, pode causar modificações climáticas consideráveis se tiver alterada a sua concentração. É o que ocorre no chamado efeito estufa, em que a concentração excessiva desse gás pode provocar, entre outros danos, o degelo das calotas polares, o que resulta na inundação das regiões costeiras de todos os continentes, alem de causar também secas e desertificação.

11- Por que Cubatão se destacou como cidade de maior poluição atmosférica entre 1970 e 1980?

Porque além de ser altamente industrializada, o relevo dificulta a circulação atmosférica, pois a cidade se localiza ao lado da Serra do Mar.

12- Explique as soluções encontradas para diminuir o problema do volume de lixo nos grandes centros urbanos:

O lixo coletado pode ser processado, isto é, passar por algum tipo de beneficiamento a fim de reduzir custos de transporte e inconvenientes sanitários e ambientais. As opções de tratamento do lixo urbano, que podem ocorrer de forma associada, são: compactação, que reduz o volume inicial dos resíduos em até um terço, trituração e incineração. Boa opção do ponto de vista sanitário, a incineração, porém, é condenada por acarretar poluição atmosférica.

A disposição final do lixo pode ser feita em aterros sanitários e controlados ou visar à compostagem (aproveitamento do material orgânico para a fabricação de adubo) e a reciclagem. Esses dois últimos processos associados constituem a mais importante forma de recuperação energética. A reciclagem exige uma seleção prévia do material, a fim de aproveitar os resíduos dos quais ainda se pode obter algum benefício, como é o caso do vidro, do papel e de alguns metais.

13- O que os especialistas recomendam sobre o “problema lixo”?

A solução defendida por muitos especialistas, porém, envolve a redução do volume de lixo produzido. Isso exigiria tanto uma mudança nos padrões de produção e consumo, quanto a implantação de programas de coleta seletiva de lixo. Nesse caso, os diversos materiais recicláveis devem ser separados antes da coleta, com a colaboração da comunidade.

14- Explique o processo de desertificação:

A seca e a baixa fertilidade do solo, agravados pela ação humana em atividades predatórias ou desmatamentos, causa a degradação do meio ambiente com tendência a criação de zonas desérticas.

15- Quando foi assinado e o que previa o Protocolo de Kyoto?

160 países assinaram em 1997 em Kyoto, no Japão, um protocolo prevendo a redução da emissão de gases poluentes responsáveis pelo aquecimento global.

Por: Fabrícia Carvalho


Veja também:



Comente!

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o