Home Biologia > Importância das Bactérias Para a Vida

Importância das Bactérias Para a Vida

É comum pensarmos nas bactérias como causadoras de diversas doenças. No entanto, muitas delas são de grande importância para o homem, para o planeta e os seres vivos em geral.

A maioria das bactérias é heterotrófica, isto é, alimenta-se do material orgânico produzido por outros seres vivos.

Sendo assim, grande parte delas obtém seu alimento de organismos mortos, de seus detritos ou fezes. Nesse processo, as substâncias orgânicas encontradas no corpo dos animais e vegetais mortos são transformadas em substâncias inorgânicas simples (sais minerais e certos gases), que serão aproveitadas por outros seres vivos, principalmente os clorofilados.

É por isso que as bactérias e também os fungos são chamados de seres decompositores, porque atuam promovendo a reciclagem da matéria. Se não fossem esses agentes, cadáveres, folhas, troncos e fezes iriam se acumular no solo e na água.

Outro excelente exemplo de como as bactérias contribuem para a fertilidade do solo é o que ocorre no ciclo do nitrogênio.

O nitrogênio compõe, aproximadamente, 78% da atmosfera. Trata-se de uma substância muito importante para a formação das proteínas e do material genético dos seres vivos. Entretanto, os animais e as plantas não podem absorvê-lo diretamente do ar.

Algumas bactérias autótrofas que vivem no solo conseguem captar esse gás e, com outros elementos, são capazes de produzir sais nitrogenados sob a forma de amônia, a qual pode ser absorvida por algumas plantas. Trabalho similar é realizado por outras bactérias associadas aos nódulos das raízes das leguminosas, como feijão, ervilha, amendoim etc.

O processo de captação e transformação do nitrogênio atmosférico em amônia realizado por essas bactérias é chamado de fixação biológica.

Importância das bactérias.
Bactérias Rhizobium, associadas a raízes das leguminosas, transformam nitrogênio atmosférico em amônia para a planta; em troca, obtêm abrigo e alimento produzido pela planta.

Assim, apenas algumas plantas absorvem sais nitrogenados diretamente sob a forma de amônia. A maioria das plantas absorve sais nitrogenados sob a forma de nitrato. Para a formação de nitrato atuam outros dois grupos de bactérias. Um grupo de bactérias transforma a amônia em nitrito, enquanto o outro transforma nitrito em nitrato, o qual é absorvido pelas raízes da maioria das plantas.

Importância das bactérias.
Representação esquemática do ciclo do nitrogênio.
  1. Bactérias fixadoras transformam nitrogênio atmosférico em amônia;
  2. A decomposição de animais e plantas forma amônia;
  3. Bactérias transformam amônia em nitrito;
  4. Bactérias transformam nitrito em nitrato, que é absorvido pelas plantas;
  5. Bactérias transformam nitrato em nitrogênio atmosférico.

Algumas bactérias vivem de associação mutualística no intestino de herbívoros ruminantes, como bovinos, caprinos e ovinos, onde obtêm abrigo e alimento e em troca produzem substâncias que digerem a celulose, a qual é absorvida pelo intestino desses animais. No intestino humano, também existem bactérias de grande importância compondo a flora intestinal; estas contribuem para a absorção de substâncias pelo organismo.

As bactérias do gênero Lactobacillos e Streptococcus são úteis nas indústrias de laticínios. Elas ajudam na fermentação − processo biológico de obtenção de energia realizada por alguns micro-organismos do leite, o que permite a produção de queijos, coalhadas, iogurtes e outros derivados.

Podemos, ainda, produzir vinagre por meio da oxidação do vinho. É o que fazem as bactérias do gênero Acetobacter.

Atualmente, as bactérias são úteis nas indústrias farmacêuticas. Por meio da biotecnologia, são produzidos diversos medicamentos com o uso de bactérias, como vitaminas, antibióticos, hormônio do crescimento e insulina, estes dois últimos idênticos aos produzidos pelo corpo humano.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: