Sais Minerais

Os sais minerais são encontrados na matéria viva sob duas formas, iônica e molecular.

Na forma iônica, os sais minerais encontram-se dissociados na água formando as soluções intra e extracelulares. Os principais cátions e ânions são o Na+, K+, Ca2+, Mg2+, Cl-.

Os líquidos intracelulares, por exemplo, têm alta concentração de K+ e Mg2+ e baixa concentração de Na+ e Cl-.

As concentrações de Na+, K+ e Cl- são importantes para o equilíbrio osmóíico. Aumentando as concentrações desses íons no interior da célula, ela ganha mais água. Diminuindo essas concentrações, ela perde água. São importantes também como co-fatores enzimáticos, ativando a ação de certas enzimas, e na transmissão do impulso nervoso.

Os sais minerais são encontrados também constituindo estruturas esqueléticas dos animais, como os ossos dos vertebrados, a concha dos moluscos, a carapaça de algas, como as diatomáceas, as espículas das esponjas, etc. 

Alimentos que contêm sais minerais
 

Principais sais minerais, funções e alimentos que os contêm

Cálcio: Componente importante dos ossos e dos dentes. Essencial à coagulação do sangue e necessário para o funcionamento normal de nervos e músculos. (Vegetais verdes, leite e laticínios).

Fósforo: Componente importante dos ossos e dos dentes. Essencial para o armazenamento e transferência de energia no interior das células. Componente do DNA e do RNA. (Leite e laticínios, carnes e cereais).

Enxofre: Componente de muitas proteínas. Essencial para a atividade metabólica normal. (Carnes e legumes).

Potássio: Principal íon positivo no interior das células. Influência a contração muscular e a atividade dos nervos. (Carnes, leite e muitos tipos de frutas).

Cloro: Principal íon negativo do líquido extracelular. Importante no balanço de líquidos do corpo e na manutenção do pH. (Ovos, leite, frutos do mar e sal de cozinha).

Sódio: Principal íon positivo do líquido extracelular. importante no balanço de líquidos do corpo; essencial para a condução do impulso nervoso. (Leite e derivados, carnes e sal de cozinha).

Magnésio: Auxilia no funcionamento de muitas enzimas. Necessário para o funcionamento normal de nervos e músculos. Componente da clorofila. (Cereais integrais e vegetais verdes).

Ferro: Componente da hemoglobina, mioglobina e enzimas respiratórias. Fundamental para a respiração celular. (Fígado, carnes, gema de ovo, legumes e vegetais verdes).

Flúor: Componente dos ossos e dos dentes. Protege os dentes contra as cáries. (Peixes, uva-passa, chás).

Zinco: Auxilia no funcionamento de muitas enzimas do organismo. (Carnes, vegetais verdes, ostra).

Devemos destacar que esses minerais encontram-se no ambiente dissolvidos pela água do solo. As raízes das plantas absorvem esses sais e os transportam às demais regiões pelos vasos condutores.

Por: Renan Bardine, em 01/06/2012

Veja também:



Comente:



Receba atualizações do site:

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o