Home » Biologia » Reinos » Moluscos

Moluscos

Um polvo, um caracol e uma ostra são bastante diferentes entre si, mas todos eles estão incluídos no grupo dos moluscos. Muitos deles têm conchas, que constituem sua proteção externa.

Características dos moluscos

Os moluscos são animais de simetria bilateral e corpo mole, que normalmente está protegido por uma concha produzida por eles próprios, A concha pode ter uma ou duas partes, chamadas valvas. No caso de alguns gastrópodes, a valva encontra-se enrolada em espiral. O corpo dos moluscos é dividido em cabeça, massa visceral e pé.

A cabeça tem a boca e os órgãos dos sentidos (às vezes localizados na extremidade de tentáculos). O pé é uma massa musculosa e serve para o deslocamento do animal. A massa visceral compreende os órgãos internos do animal e está coberta por uma membrana chamada manto, encarregada de produzir a concha.

Características de um molusco
O caramujo é um molusco

Na boca há uma espécie de língua, chamada rádula, recoberta de alguns dentículos duros, Eles servem para rasgar o alimento, que pode ser de origem vegetal ou animal.

A maioria dos moluscos é marinha, mas há também os terrestres e os de água doce, Entre o manto e a massa visceral existe um espaço oco, em que se encontram os órgãos respiratórios, que são pulmões nos terrestres e brânquías nos aquáticos. O sistema nervoso dos moluscos é bastante desenvolvido e os órgãos dos sentidos são complexos.

Fabricantes de jóias

As pérolas, tão apreciadas no ramo da joalheria, não são pedras preciosas como o diamante ou o rubi. Elas são produzidas por ostras e outros moluscos.

Quando um grão de areia ou outro corpo estranho é introduzido no manto, a ostra produz, pouco a pouco, camadas concêntricas de nácar em seu redor, até se formar a pérola.

Dependendo de seu tamanho e de sua qualidade, as pérolas podem atingir um grande valor, sendo procuradas desde a Antiguidade.


Principais grupos de moluscos

GASTRÓPODES

Têm um pé ventrai com o qual se arrastam. O exemplo mais conhecido é o caracol terrestre; a maioria dos gastrópodes, no entanto, é marinha. Costumam ter uma concha espiralada que os protege, mas há os que não possuem concha, como as lesmas.

BIVALVES

A concha é formada por duas valvas que podem se abrir ou fechar. Não apresentam cabeça definida e o pé pode ser pequeno ou mesmo não existir. A maioria é marinha e alimenta-se por filtração, retendo partículas transportadas pela água.

ESCAFÓPODES

Sua característica mais peculiar é a concha com forma de presa de elefante, mas que apresenta aberturas nas duas extremidades. Têm um pé e pequenos tentáculos. Vivem na areia dos ambientes marinhos.

CEFALÓPODES

Têm uma cabeça bem desenvolvida, ligada a vários tentáculos. O pé é um sifão que expulsa água sob pressão, contribuindo para seu deslocamento. A concha pode ser interna (como na lula) ou não existir (como no polvo).

Por: Renan Bardine


Veja também:



Comente!

Receba novidades

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o