Home » Educação Física » Comportamentalismo X Humanismo

Comportamentalismo X Humanismo

Um dos Principais temas da Psicologia da Educação é a Aprendizagem. Num sentido amplo, aprendizagem define-se como a mudança relativamente permanente no humanismo ou no comportamentalismo, produzida pela experiência.

A Concepção comportamentalista é a tradicional, tendo nascido na antiguidade e permanecendo até hoje. A concepção humanista tem suas raízes no renascimento e opõe-se fundamentalmente ao comportamentalismo.

O comportamentalismo é a teoria que diz que o comportamento se deve explicar através de experiências observáveis e não por processos mentais. O comportamento é qualquer coisa que se faça e possa ser observada diretamente. Sendo os processos mentais ou pensamentos, motivos e sentimentos, estes não devem ser objeto de estudo pela psicologia, pois não são diretamente observáveis.

Comportamentalistas acreditam que o comportamento humano é o produto da interação de estímulo-resposta e que o comportamento pode ser modificado. Na educação, comportamentalismo está mais associado ao trabalho de Skinner, para quem aprendizagem corresponde a exibir o comportamento apropriado. 

O comportamentalismo se divide em:

  • Condicionamento Clássico;
  • Condicionamento operante.  

CONDICIONAMENTO CLÁSSICO (CC)

É um tipo de aprendizagem em que um organismo aprende a transferir uma resposta natural perante um estímulo, para outro estímulo inicialmente neutro, que depois se converte em condicionado. Este processo dá se através da associação entre os dois estímulos (incondicionado e neutro). Para que o CC se produza deve-se sempre apresentar primeiro o estímulo Neutro e alguns segundos depois o estímulo Incondicionado (o processo deve repetir-se várias vezes), para que possa haver associação.

CONDICIONAMENTO OPERANTE (CO)

Descreve a relação entre o comportamento e as conseqüências. Uma resposta operante é aquela que se produz sem a presença de um estímulo incondicionado, ou seja, é um comportamento voluntário. Será então um processo do qual aprendemos a dar resposta de forma a obter um benefício ou evitar algo desagradável. 

A modificação do comportamento pode ser feita das seguintes formas:

  • Definir o comportamento que se quer obter;
  • Determinar reforços;
  • Selecionar procedimentos para alterar comportamentos;
  • Implementar procedimentos e guardar resultados;
  • Avaliar o progresso e revisar as necessidades. 

A Educação Física é o maior campo de aplicação de técnicas comportamentalista, devido a praticidade das suas atividades e pela facilidade de medir o seu resultado.

"O Humanismo é uma postura de vida democrática e ética, que afirma que os seres humanos têm o direito e a responsabilidade de dar sentido e forma às suas próprias vidas. Defende a construção de uma sociedade mais humana, através de uma ética baseada em valores humanos e outros valores naturais, dentro do espírito da razão e do livre-pensamento, com base nas capacidades humanas. Não é deísta e não aceita visões sobrenaturais da realidade”.

Os princípios humanistas apresentados separadamente por uma questão de ordem didática. Manifesta-se como um todo, interagindo em função de uma prática de Inspiração Humanista.

São eles:

  • Aprendizagem Significativa;
  • Potencial Criativo;
  • Individualidade;
  • Jogo;
  • Exercício Natural;
  • Liberdade.

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Princípio mais desprezado pela educação física escolar, pode ser chamada de Aprendizagem Experencial dando ao aluno uma atitude consciente e relacionada com sua própria realidade. 

POTENCIAL CRIATIVO

 É o momento que um indivíduo encontra-se consigo mesmo, habilitando-se a estabelecer relações com o meio ambiente. 

INDIVIDUALIDADE

Divide-se em maturidade motora, capacidade de rendimento e interesse.

Maturidade Motora: A criança ainda é entendida como um adulto em miniatura, realizando polichinelos, num total desrespeito aos padrões que lhes são inerentes.

Capacidade de Rendimento: o que devemos propor, durante a aula, é o oferecimento de várias situações em diversos graus de dificuldade, levando os próprios educandos a se classificarem eliminando possíveis frustrações.

Interesse: a missão do professor não se esgota no período normal de escolaridade, fazendo parte da tarefa docente uma constante preocupação com o futuro dos educandos, numa perspectiva de Educação Física permanente. 

JOGO

É uma forma de se exercitar – talvez a única – que atinge o ser humano na sua totalidade. Jogando mais do que em qualquer outra atividade, as pessoas têm oportunidade de se reconstruir como tais, reintegrando os segmentos cognitivo, psicomotor e afetivo-social, num todo que os comportamentalistas teimam em negar. Será jogando que surgirá oportunidade para a improvisação e a emergência da criatividade. Será jogando que a criança conseguirá abrir-se por inteiro à experiência, vivendo plenamente o próprio momento. Será jogando que, em última análise, a criança será capaz de ser. 

EXERCÍCIO NATURAL

Assim como o jogo é uma das maneiras aplicações do princípio holista na Educação Física. A simples observação do cotidiano leva à conclusão de que os gestos e movimentos no ser humano são globais. As crianças desenvolvem sempre de forma natural e global, não dependendo de modelos pré-concebidos ou cópias irrefletidas. Compete à Educação Física tentar a aproximação do natural autêntico, fazendo com que os exercícios sejam “realizados de forma natural”. 

LIBERDADE

A Educação Física Escolar deve numa perspectiva humanista criar um ambiente liberal, de forma a permitir a livre expressão dos alunos. Os exercícios devem ser executados a partir de um impulso interior, onde o aluno sinta o movimento como sendo “seu”, não dependendo de guias, modelos ou comandos. A satisfação em movimentar-se livremente e o envolvimento afetivo proporcionado por essa liberdade, criam a verdadeira disciplina. Esta não será alcançada sob forma coercitiva, mas sim através da participação espontânea.

Concluímos que a Concepção Humanista seja a mais compatível com uma postura verdadeiramente educativa. O professor de Educação Física, como agente desse processo, deve possuir características que exaltem o seu comportamento humanista.

Autoria: Vanêssa Uzai


Comente:



Receba atualizações do site:

© Todos os direitos reservados à Cola da Web.com
Siga-nos:
O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.