Home Geografia > Aquecimento Global

Aquecimento Global

Há muitas evidências de que o efeito estufa vem provocando um aumento na temperatura média da Terra. Esse fenômeno é chama­do de aquecimento global.

Causas do aquecimento global

A queima de carvão mineral e de combustíveis derivados de petróleo para gerar energia, desde a Revolução Industrial, tem liberado para a atmosfera diversos gases, como o gás carbônico, cuja concentração na atmosfera vem aumentando consideravelmente nas últimas décadas.

A nossa atmosfera é composta de gases que retêm calor. Esses gases são chamados de gases estufa. Portanto, o aumento desses gases na atmosfera poderia provocar aumento da temperatura do planeta em consequência da intensificação do efeito estufa.

Assim, o aumento da quantidade de gás carbônico na atmosfera, liberado pelas indústrias e pelas queimadas, possivelmente é um dos responsáveis pela intensificação do efeito estufa.

Aquecimento global.
As indústrias são responsáveis por grande parte do aquecimento global.

A derrubada de grandes áreas de floresta também contribui para a elevação da concentração de gás carbônico na atmosfera, pois a presença da vegetação implica maior absorção de gás carbônico, uma vez que as plantas utilizam esse gás na fotossíntese.

Outro importante gás estufa é o metano, produzido na decomposição do lixo orgânico e na digestão de alimentos no sistema digestório de bovinos e caprinos.

Consequências do aquecimento global

O aumento da temperatura pode provocar a subi­da do nível dos mares por causa da expansão térmica da água (a água quente ocupa mais volume que a fria) e do degelo de parte das calotas polares.

Algumas estimativas indicam aumento de 1,4 °C a 5,8 °C em 100 anos (o aquecimento global médio durante o século XX foi de pouco mais de 0,5 °C), com aumento do nível do mar de 88 cm no fim desse período.

Com esse aumento, gran­des áreas do litoral seriam inundadas, muitas ilhas fica­riam submersas e muitas pessoas ficariam desabrigadas. Além disso, o avanço das águas salgadas pode contami­nar os reservatórios de água doce mais próximos das re­giões costeiras.

Aquecimento global.
O derretimento das geleiras modifica o hábitat dos ursos polares, dificultando a alimentação e a reprodução desses animais.

O aquecimento do planeta também poderá interfe­rir nós caminhos das correntes de ar e de água e alterar o regime de chuvas e o clima de várias regiões, prejudi­cando a agricultura. Outro fator negativo seria a proliferação de insetos (que se reproduzem melhor em climas mais quentes) que transmitem microrganismos patogê­nicos e que atacam plantações.

Alguns estudos indicam que os países em desenvol­vimento serão muito prejudicados pelo aquecimento global, com queda na produção de alimentos de 25% até 2080 (embora algumas culturas possam ser beneficia­das). Finalmente, o aquecimento provocaria também a extinção de muitas espécies.

Soluções

Pensando nesse problema, os países têm se reunido e apresentado propostas para reduzir gradativamente a emissão dos gases causadores do efeito estufa. É possível, por exemplo, reduzir o consumo de combustíveis fósseis se houver equipamentos mais eficientes, que queimem menos combustível. Outra saída é investir no aproveitamento de fontes alternativas de energia, que não emitam gás carbônico.

Nessas discussões, os países pobres lembram que os ricos, mais industrializados, são em geral os maiores res­ponsáveis pelo aquecimento global, pois consomem, proporcionalmente, mais combustíveis e energia.

Por exemplo, com 5% da população mundial, os Estados Unidos são responsáveis por cerca de 25% da emissão de gases que aumentam o efeito estufa em todo o planeta. Por isso os países desenvolvidos devem controlar mais a emissão desses gases e o desperdício de energia.

Os Estados Unidos argumentam que essas medi­das não podem ser adotadas rapidamente, pois podem provocar desemprego (a economia seria desacelerada), e insistem que os países pobres devem proteger suas florestas, evitando queimadas e promovendo o reflorestamento.

Por: Paulo Magno da Costa Torres

Veja também: