Geografia

Camadas da Atmosfera

A camada de ar que envolve a Terra, a atmosfera, quando se formou, era constituída por gases que participaram, junto com poeira cósmica, da origem do sistema solar.

As transformações ocorridas na atmosfera, nos últimos 4,6 bilhões de anos de existência de nosso planeta, deram lugar à atmosfera que hoje conhecemos.

Essa camada de milhões e milhões de litros de ar, devido à força da gravidade da Terra, que atrai tudo que estiver próximo a ela em direção ao centro, mantém todo esse ar contornando nosso planeta.

Sua espessura não é definida com exatidão, e a composição e a concentração de gases não são muito uniformes nas grandes altitudes. A temperatura varia na diferentes camadas da atmosfera. As mais conhecidas são:

Troposfera

Camadas da atmosferaÉ a parte em que vivemos e que alcança até aproximadamente 15 km. É densa, contendo 75% dos gases de toda a atmosfera, vapor-d’água e poeira. Nesta camada formam-se trovões, nuvens, ventos e todos os principais fenômenos atmosféricos.

A temperatura na troposfera diminui com a altitude, chegando a alcançar –55 °C nas regiões mais altas.

Estratosfera

Compreende a camada de ar que se localiza entre 15 km e 50 km de altura. A temperatura volta a aumentar (17 °C) e o ar é muito rarefeito.

Nesta camada há a presença de ventos com altíssimas velocidades, chegando a 400 ou 500 km/h. O gás que compõe a estratosfera é muito rarefeito e, entre 30 km e 40km, há uma na camada de um gás especial formado por três átomos de oxigênio (O3): o ozônio.

O ozônio está presente em toda a atmosfera, mas aparece em maior concentração na troposfera superior e na estratosfera.

Mesosfera

Estende-se até uma altura de 85 km. Nela o ar é muito rarefeito e a temperatura muito baixa, alcançando –120 °C.

Nesta camada é possível observar os meteoritos que caem na Terra e se tornam incandescentes por se atritarem com os gases por isso tornam-se visíveis e são conhecidos por estrelas cadentes.

Ionosfera ou Termosfera

É uma camada que vai de 85 km a 640 km e é caracterizada pela presença de partículas denominadas íons.

É de grande importância para a radiocomunicação, pois, nessa camada, as ondas são refletidas, sendo possível a comunicação a grandes distâncias.

Nas regiões mais altas desta camada, localizam-se os satélites para a transmissão das ondas de televisão e telefonia, os chamados satélites artificiais.

Os gases que compõem a ionosfera são o oxigênio, o hidrogênio e o nitrogênio. Um fenômeno interessante que ocorre nesta camada é a aurora boreal, a qual acontece quando partículas dos raios solares, em contato com os gases atmosféricos, produzem, à noite, belas formas coloridas.

A palavra termosfera é formada pelo prefixo termo – que indica “calor”. Isto mostra que a energia do Sol faz aumentar sua temperatura.

Exosfera

É a camada mais externa da atmosfera, estende-se entre 900 e 1.000 km e nela o ar é muito rarefeito. Há as presenças de oxigênio e nitrogênio. A pressão atmosférica é praticamente nula e é o limite com o espaço sideral.

Por: Paulo Magno da Costa Torres.

Veja também: