Home História > América Pré-Colombiana

América Pré-Colombiana

Quando Colombo chegou à América, em 1492, encontrou o continente habitado há muito tempo por várias civilizações e povos. Os povos pré-colombianos apresentavam diferentes estágios de desenvolvimento cultural e material, classificados em: sociedades de coletores/caçadores e sociedades agrárias.

Dentro desse segundo grupo, três culturas merecem maior destaque: os maias e os astecas, no México e América Central, e os incas na Cordilheira dos Andes, na América do Sul.

Alcançaram notáveis conhecimentos de astronomia e matemática, além de dominar técnicas complexas de construção, metalurgia e cerâmica. Não conheciam a roda e o cavalo, mas desenvolveram técnicas eficientes de agricultura.

Enquanto o fim da cultura maia é até hoje um mistério, sabemos que os povos astecas e incas decaíram perante à conquista espanhola.

Incas

Em 1453 deu inicio a idade moderna que só terminaria em 1779. Os portugueses e espanhóis traziam das Índias a especiaria que é uma flor, um fruto, uma semente, uma casca ou um caule de planta, secos e com um forte aroma característico.

Uma carga de especiaria era trocada por oito cargas de produto europeu, portanto quem fizesse esse comércio iria se tornar o país mais rico do mundo.

Em 1492 os reis da Espanha bancaram a viagem de Cristóvão Colombo, com o objetivo de chegar as Índias, chegando em uma terra ele pensou que estava nas Índias, daí chamou os seus habitantes de índios, e na verdade tinha chegado a América, mais tarde Américo Vespúcio corrigiu o erro, e a terra recebeu o nome de América em sua homenagem.

Os primeiros habitantes do continente foram os índios, que encontravam-se nos mais diferentes estágios de cultura. O contato dos colonizadores com os indígenas foi desastroso. Muitas tribos foram dizimadas e algumas civilizações em alto grau de desenvolvimento, destruídas.

Na América Pré-Colombiana os principais povos indígenas eram : os Incas, os Astecas e os Maias.

Os Incas

O território inca se estendia ao longo da Cordilheira dos Andes e incluía terras hoje pertencentes à Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Chile. Os Incas constituíam um vasto império, integrado por povos de diferentes culturas, localizadas nas mais variadas regiões geográficas : a costa, as serras e as selvas.

A maior parte da população concentrava-se nos vales férteis. No império Inca viviam 15 milhões de pessoas. A capital dos Incas era Cuzco no templo do sol. Todos os anos é feita uma festa do sol, chamada de INTIRAYMI, no Peru em Junho.

Os Astecas e os Maias

Os Astecas habitavam as terras do atual México ; os Maias habitavam a região onde hoje estão a Guatemala, parte de Honduras, El Salvador, Belize e a Península de Iucatã, no México. A organização política, econômica e social desses dois povos apresentava inúmeras semelhanças. Eram povos que tinham uma economia de base agrária, com aperfeiçoadas técnicas de produção, incluindo o uso de adubos e a construção de barragens e canais de irrigação. Eles trabalhavam em coletividade.

A principal diferença entre os Astecas e os Maias diz respeito à organização política. Enquanto os Astecas viviam submetidos a uma monarquia, exercida pelo chefe dos guerreiros, os Maias nem chegaram a construir um estado que abrangesse toda a sociedade.

Por: Messias Rocha de Lira

Veja também: