Geografia

Causas do Subdesenvolvimento

As diferenças de desenvolvimento entre os países se devem a múltiplas causas, e não apenas a fatores econômicos. Essas causas podem ter origem interna ou externa.

Existem condicionantes históricos, referentes à evolução política de determinado país; outros estão relacionados às características físicas e aos recursos naturais etc. Nenhum condicionante atua separadamente como causa única do subdesenvolvimento: ao contrário, conjugam-se e interagem entre si.

Os principais fatores que condicionam o subdesenvolvimento são apresentados a seguir.

Colonização

A colonização de territórios por parte das grandes potências é um fenômeno que se repetiu ao longo da história. Entretanto, esse processo alcançou seu desenvolvimento máximo com a conquista da América no século XVI e seu auge no século XIX, coincidindo com a Revolução Industrial.

O domínio político e econômico das potências europeias foi consolidado sobre a maior parte do mundo: América, Ásia, África e Oceania. As metrópoles importavam de suas colônias as matérias-primas de que necessitavam para alimentar suas indústrias e, ao mesmo tempo, exportavam para elas os produtos industrializados. Criou-se assim um sistema econômico injusto e desigual.

Quando as colônias alcançaram sua independência, muitas permaneceram dependentes em termos econômicos, financeiros, industriais e tecnológicos de suas antigas metrópoles e de outros países ricos.

Dívida externa

Para melhorar suas estruturas produtivas, alguns países receberam empréstimos de instituições financeiras internacionais e de países mais ricos. Os juros desses empréstimos são muito elevados. Por esse motivo, a dívida externa desses países tomou-se altíssima ao longo dos anos.

Imagem de uma favela
A favelização é um sintoma do subdesenvolvimento de um país.

Em função disso, os países devedores precisam destinar uma parte muito importante de seus recursos econômicos para o pagamento dos juros da dívida, comprometendo suas possibilidades de desenvolvimento. Se deixarem de cumprir com essas obrigações, terão a possibilidade de futuros empréstimos vetada pelas instituições financeiras internacionais.

Em 1996, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) colocaram em marcha uma iniciativa para alívio da dívida chamada Países Pobres Muito Endividados (PPME), com o objetivo de liberar parte da carga dos países mais pobres e com uma dívida mais alta.

Dependência tecnológica

A falta de tecnologia própria e de capacidade para assimilar a tecnologia produzida pelos países desenvolvidos coloca os países mais pobres em uma posição muito desfavorável no mercado mundial, já que não podem produzir de forma competitiva.

Além disso, os avanços tecnológicos deixaram obsoleta uma parte importante da produção desses países, o que implicou uma redução de suas exportações e, portanto, de seus rendimentos. Por exemplo, o látex natural foi substituído por produtos sintéticos, e o cobre utilizado para as comunicações está sendo substituído pela fibra óptica.

A tudo isso se junta o fato de que as pessoas altamente qualificadas dificilmente podem desenvolver seu trabalho em seus países de origem e são absorvidas por grandes corporações, para trabalhar no mundo desenvolvido.

Crescimento demográfico elevado

A natalidade se mantém elevada na maioria dos países mais pobres, enquanto a mortalidade foi reduzida, o que resultou em um acentuado crescimento demográfico.

A produção de alimentos, por outro lado, não aumentou na mesma proporção. Por esse motivo, os países pobres não podem satisfazer as necessidades de toda a população, comprometendo seu desenvolvimento.

Saúde e educação deficientes

A fome e as doenças exigem investimentos importantes nas áreas de saúde, saneamento e educação a curto prazo, e têm um forte impacto na economia a longo prazo,

Nos países subdesenvolvidos e mesmo nos emergentes, os sistemas públicos de saúde e de educação mostram-se nitidamente inadequados. A população mais pobre recebe um atendimento precário, enquanto as famílias de classe média reservam boa parte de sua renda para pagar escolas e serviços médicos particulares.

Outro aspecto do problema é que muitas crianças pobres se veem obrigadas a abandonar a escola para ajudar a família com seu trabalho. A saúde dessas crianças tende a ficar comprometida, e sua falta de escolarização impedirá que possam assumir postos de trabalhos mais qualificados no futuro.

Trocas comerciais desiguais

Os países subdesenvolvidos sofrem o bloqueio de suas exportações agrícolas por parte dos países ricos, que protegem sua produção mediante subvenções a seus agricultores, o que lhes permite reduzir os preços desses produtos no mercado mundial. Além disso, os países pobres encontram barreiras a suas exportações de tecidos, alimentos industrializados, bebidas e outros produtos que poderiam ser competitivos.

Com frequência, os países mais pobres são pressionados pelos mais ricos para suprimir os impostos sobre as importações ocidentais, normalmente sobre produtos manufaturados.

A entrada dessas manufaturas de qualidade dificulta o desenvolvimento de uma indústria própria nesses países.

Guerra

Os conflitos armados e guerras civis em geral ocorrem em regiões subdesenvolvidas, provocando enorme devastação. Além das perdas econômicas, há perda de vidas humanas, geralmente jovens que seriam mão-de-obra necessária para a recuperação e o desenvolvimento dos países afetados.

Corrupção política e instabilidade financeira

A falta de estabilidade política e de uma legislação eficiente, assim como os altos índices de corrupção dos governos afastam os investimentos estrangeiros, em geral atraídos para lugares onde haja menor risco.

Por: Paulo Magno da Costa Torres

Veja também: