Corpo Humano

Sistema Respiratório

O nosso sistema respiratório, e o de muitos outros vertebrados terrestres, é do tipo pulmonar e compreende as vias respiratórias os pulmões.

As vias respiratórias

O sistema respiratório humano inicia-se no nariz. Os orifícios nasais comunicam-se com as cavidades nasais, nas quais o ar é umidificado e aquecido. As cavidades nasais apresentam pelos e produzem um muco que proporciona a retenção de partículas nocivas carregadas pelo ar.

As cavidades nasais comunicam-se com a faringe, que também é componente do sistema digestório. A faringe recebe ar que penetra pelo nariz ou pela boca. E separada da laringe pela epiglote, uma prega que fecha a traqueia durante a deglutição e impede que os alimentos nela penetrem.

Na laringe encontram-se as pregas vocais (cordas vocais), que vibram com a passagem de ar e contribuem para a produção de sons. A laringe está ligada à traqueia, um tubo formado por anéis cartilaginosos e forrado internamente com células ciliadas, recobertas por muco. Essas células retêm as partículas de pó e substâncias estranhas que entram no sistema respiratório. Os anéis cartilaginosos dão consistência à traqueia e evitam que se feche com a inspiração.

A traqueia bifurca-se em dois tubos menores, os brônquios, que penetram em cada pulmão (direito e esquerdo), onde se ramificam cada vez mais, formando uma árvore respiratória de tubos cada vez mais finos: os bronquíolos. Os bronquíolos chegam a todas as partes do pulmão e levam o ar aos alvéolos pulmonares, que são minúsculas bolsas, formadas por uma única camada de células achatadas e envolvidas por capilares sanguíneos.

Sistema respiratório
Anatomia do sistema respiratório.

Os Pulmões

São dois órgãos esponjosos, em cujo interior ocorre a troca de oxigênio e gás carbônico. Os dois pulmões são de dife­rentes tamanhos. O pulmão direito é formado por três partes ou lóbulos, e o pulmão esquer­do é formado por dois lóbulos.

Cada um dos pulmões está envolto em duas membranas denominadas pleuras. Os pulmões deslizam dentro da cavidade pleural quando se dilatam e se contraem durante a respiração normal. Um líquido entre as duas pleuras favorece esse deslizamento.

Veja mais em: Pulmões

Trocas gasosas

As trocas gasosas permitem a realização de atividades fisiológicas no organismo. A obtenção de oxigênio é muito importante para o trabalho de todas as nossas células e a eliminação do gás carbônico possibilita a diminuição da acidez do sangue. Para garantir a ocorrência desses processos existe o sistema respiratório.

Por: Renan Bardine

Veja também: