Corpo Humano

Sistemas do Corpo Humano

Para que a gente consiga correr, é preciso que várias partes do nosso corpo trabalhem em equipe. Durante a corrida, acionamos músculos, ossos, coração, pulmão, cérebro. A cada atividade do nosso organismo, uma ou mais equipes são responsáveis por uma série de tarefas. Essas equipes são chamadas de sistemas. Vamos conhecer os sistemas do nosso organismo?

Sistema esquelético

Formado pelo conjunto dos ossos, o esqueleto sustenta o nosso organismo. Na cabeça temos algumas placas ósseas que formam o nosso crânio e a nossa face. Cada braço, perna, pé, mão e dedo também é formado por vários ossos.

A coluna vertebral é formada por vértebras (ossos) encaixadas umas nas outras. Ela sustenta o tronco e a cabeça e ajuda a transferir nosso peso para as pernas. Muitos seres vivos possuem coluna vertebral, e estes são chamados animais vertebrados.

Sistema muscular

É formado pelos músculos, que trabalham em conjunto com o sistema esquelético. Quase metade do peso de uma pessoa nem muito gorda nem muito magra é de músculos

O tecido muscular está presente em todos os músculos do corpo: músculos estriados ou esqueléticos (ligados ao esqueleto e responsáveis pelos movimentos voluntários), músculos lisos (involuntários e que se encontram nas vísceras) e músculo cardíaco (coração).

Sistema muscular.

Sistema tegumentar

Tegumento é um termo geral utilizado para o revestimento. No caso dos animais, o tegumento é a pele. Em geral, tem a função de proteger e de promover a troca de calor. A pele é o maior órgão do corpo humano. Existem duas partes básicas na pele. A superfície é chamada epiderme. Essa é a camada lesada quando, por exemplo, alguém esfola o dedo. Embaixo dela fica a derme, ou cório.

Sistema tegumentar

Sistema nervoso

O sistema nervoso permite que o corpo humano capte as informações dos meios externo e interno, processe essas percepções e elabore respostas (ou ordens) enviadas aos órgãos efetuadores para que sejam cumpridas.

O cérebro é uma das peças principais do sistema nervoso. No cérebro estão as áreas que nos fazem movimentar e pensar. Ele tem outros dois parceiros muito importantes: a medula espinhal e os nervos. Eles levam os comandos do cérebro para todo o organismo.

Sistema nervoso

Sistema endócrino

O sistema endócrino é formado por várias glândulas que secretam diversos tipos de hormônios com funções variadas. Estes hormônios têm a função de regular e coordenar o nosso organismo.

O sistema nervoso trabalha junto com o sistema endócrino para o nosso corpo responder ao meio em que estamos, ou seja, o sistema nervoso manda informações do meio para o sistema endócrino, que por sua vez coordena e regula processos no nosso organismo de acordo com a ocasião.

Sistema endócrino

Sistema cardiovascular ou circulatório

Sistema pelo qual o alimento e o oxigênio são levados para os tecidos do organismo e os resíduos e gás carbônico são conduzidos para fora deles, através do sangue.

O sistema circulatório humano é formado pelo coração, que bombeia o sangue através do corpo; pelas artérias, vasos que partem do coração; pelas veias, vasos que chegam até ele; e pelos vasos sanguíneos mais finos, chamados capilares. O sangue circula por todos esses vasos.

A circulação humana é fechada, pois o sangue nunca abandona os vasos sanguíneos, e dupla, porque consta de duas partes: a circulação pulmonar (leva o sangue do coração aos pulmões e desses de volta ao coração) e a circulação sistêmica (leva o sangue do coração às outras partes do corpo e o traz de volta ao coração).

Sistema circulatório humano

Sistema imunológico

O corpo humano está exposto de maneira permanente a uma infinidade de micro-organismos inofensivos ou patogênicos e também a diversas substâncias agressivas. Esses elementos, chamados geralmente de antígenos, podem causar doenças graves ou transtornos ao funcionamento do organismo.

Para fazer frente a essas circunstâncias, o corpo humano possui o sistema imunológico, um conjunto de células organizadas em tecidos e órgãos, responsáveis pela imunidade, participando da defesa contra qualquer elemento estranho – uma propriedade essencial para a vida.

Sistema linfático

Este sistema é formado por uma extensa rede de vasos linfáticos disseminados por todo o organismo e também pelos gânglios linfáticos (linfonodos), que têm o tamanho de uma avelã, ficam situados no trajeto dos vasos linfáticos e funcionam como um filtro.

A principal função do sistema linfático é conduzir a linfa e filtrar, em sua passagem pelos linfonodos, os antígenos (agentes invasores) que possam estar nela. Ao final de seu percurso, a linfa é lançada nas veias, no sistema circulatório.

Sistema linfático.

Sistema respiratório

É o sistema responsável por levar oxigênio e eliminar gás carbônico. Sem oxigênio, as células do cérebro são as primeiras a sofrer, e o organismo pode morrer.

O pulmão é o órgão mais importante dessa equipe, que tem a laringe, a faringe, a traqueia e outros colaboradores para essa importante função que é respirar. Um grande aliado dessa tarefa é o sistema nervoso, porque controla a respiração.

Sistema respiratório.

Sistema digestório

Desde a hora que mastigamos um pedaço qualquer de comida até a hora que fazemos cocô, o alimento percorre um caminho de cerca de 9 metros, passando pelo esôfago, estômago e intestinos. Durante a digestão, os intestinos (delgado e grosso) absorvem os nutrientes que precisamos para as atividades diárias e manter o corpo saudável.

Sistema digestório.

Sistema excretor ou urinário

Os humanos e todos os outros mamíferos possuem órgãos voltados para a excreção. Esses órgãos formam o sistema excretor ou sistema urinário, começando com um par de rins, um par de ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra.

O rim é o grande filtro das impurezas do sangue. Tudo o que ele seleciona é enviado com um pouco de água para a bexiga. A ligação entre os rins e a bexiga é feita por uma espécie de cano chamado ureter. Quando sentimos vontade de fazer xixi, é porque a bexiga está cheia e precisa ser esvaziada. A urina (xixi) é eliminada por outro canal, a uretra. Podemos ajudar o rim e a bexiga a trabalharem direitinho tomando bastante água e urinando sempre que der vontade.

Sistema urinário.

Sistema reprodutor

As mulheres e os homens têm órgãos diferentes, mas com uma missão em comum: gerar outros seres vivos. A diferença entre esse sistema e os outros é que os órgãos genitais ficam maduros, ou seja, prontos para funcionar depois que a gente entra na puberdade, mais ou menos depois dos onze anos. Essa idade varia muito conforme o desenvolvimento de cada um.

Sistema sensorial

O sistema sensorial é formado pelos cinco sentidos que são: tato, olfato, paladar, audição e visão. Eles servem para obtermos informações a respeito do meio em que vivemos.

O tato nos dá informações a respeito de dor, pressão, calor e frio mediante receptores espalhados na superfície da pele. O olfato nos informa a respeito de substâncias químicas no ar, por meio de receptores localizados no nariz. O paladar nos informa a respeito de substâncias químicas dissolvidas na saliva, por intermédio de receptores localizados na língua. A audição permite-nos perceber os sons à nossa volta, que são captados pelas orelhas. A visão nos permite receber informações a respeito de luz, cor e sombras, por meio dos olhos.

Por: Wilson Teixeira Moutinho