Home Física > Mecânica > Movimento Progressivo e Retrógrado

Movimento Progressivo e Retrógrado

Se um móvel se desloca no mesmo sentido da orientação da trajetória, o valor do espaço aumenta com o passar do tempo e, com isso, seu deslocamento escalar é positivo. Nesse caso, o movimento é classificado como progressivo e a velocidade é positiva (v > 0).

Publicidade

Por outro lado, se o móvel se desloca no sentido contrário ao da orientação da trajetória, o valor do espaço diminui com o passar do tempo e, com isso, seu deslocamento é negativo. Nesse caso, o movimento é classificado como retrógrado e a velocidade é negativa (v < 0).

A figura a seguir ilustra esses dois tipos de movimento.

Ilustração dos movimentos progressivo e retrógrado.
Movimento progressivo e retrógrado.

Podemos representar os espaços ocupados por um mó­vel em função do tempo, que se movimenta em uma trajetó­ria previamente orientada, por meio de uma tabela ou por um diagrama horário.

A tabela seguinte apresenta o espaço, em metros, de um móvel, no intervalo de tempo de 0 a 25 s.

Tabela com o espaço em metros.

Observe, na tabela, que:

  • no intervalo de tempo de 0 s a 10 s, o espaço do mó­vel aumentou de 20 m para 32 m. Isso significa dizer que, nesse intervalo de tempo, o deslocamento es­calar do móvel é 12 m (32 m − 20 m) e o movimento é progressivo;
  • nos instantes t = 10 s e t =15 s, o espaço do móvel é o mesmo (32 m). Nesse intervalo de tempo, o deslo­camento do móvel é 0 (zero). O mais provável é que o móvel tenha permanecido parado durante esse inter­valo de tempo, mas não dispomos dessa informação; ele pode ter se deslocado e voltado à posição original;
  • no intervalo de tempo de 15 s a 25 s, o espaço do móvel diminuiu de 32 m para 22 m. Isso significa dizer que, nesse intervalo de tempo, o deslocamento escalar do móvel é −10 m (22 m − 32 m) e o movimento é retrógrado.

Vejamos agora a representação dos espaços de um móvel por meio de um diagrama horário. Para isso, considere o gráfico seguinte, no qual, no eixo vertical, dispõem-se os valores do espaço (m) ocupado por um móvel e, no eixo horizontal, os correspondentes valores do tempo (s).

Diagrama horário do movimento.

Nesse caso, o espaço aumenta com o tempo, para o intervalo de 0 s a 14 s. Isso caracteriza um movimento progressivo, ou seja, a velocidade é positiva.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: