Geografia

Climograma

As precipitações anuais e as temperaturas médias registradas em um local durante vários anos são registradas nos climogramas e informam o tipo de clima de uma região.

O que é climograma

O climograma é um gráfico que representa as temperaturas médias e as precipitações totais que ocorreram em um lugar durante os 12 meses do ano. No gráfico, as temperaturas são indicadas com uma linha, e as precipitações, com barras. Como os dados costumam ser as médias de vários anos, o climograma revela de forma visual o clima desse lugar.

Como fazer um climograma

Para elaborar um climograma. são necessários, em primeiro lugar, os dados meteorológicos.

Muitas fontes oficiais (institutos nacionais de meteorologia) disponibilizam tabelas com esses dados. Os dois mais importantes para cada mês do ano são: a temperatura média em graus centígrados e a quantidade de precipitações, totalizada em milímetros ou litros por metro quadrado.

Os dados são apresentados por meio de um sistema de coordenadas. Deve-se usar um papel milimetrado ou quadriculado para traçar o eixo de coordenadas com dois eixos verticais.

Gráfico de Climograma.
Exemplo de climograma na cidade de Toledo, Espanha. Agosto registra o menor índice pluviométrico, enquanto novembro registra o maior.

1. Traçar o eixo horizontal com os meses do ano e atribuir o mesmo espaço para cada um. Escrever as iniciais.
2. Fazer o eixo vertical das temperaturas à esquerda. Dividir o espaço proporcionalmente.
3. Escrever os números das temperaturas e indicar no eixo “Temperatura em °C”.
4. Desenhar o eixo vertical das precipitações à direita. Dividir o espaço proporcionalmente, mas lembrar que as precipitações sempre duplicam o valor das temperaturas. Quer dizer, na altura que assinala 10 °C, deve-se situar 20 mm.
5. Escrever os números das precipitações e anotar no eixo “Precipitações
6. Colocar um ponto à altura das temperaturas médias de cada mês.
7. Unir todos os pontos com uma linha vermelha para obter a curva de temperaturas.
8. Marcar a altura das precipitações totais e desenhar uma barra azul para cada mês.

Como analisar um climograma

Devem-se considerar as seguintes etapas ao interpretar um climograma:

  • Observar a informação geral: título e localização, unidades de medida etc.
  • Analisar a composição do diagrama.

As temperaturas

Perceber a variação das temperaturas médias mensais, bem como a existência ou ausência de contrastes significativos entre o mês mais frio e o mais quente (amplitude ou oscilação térmica). Tudo isso permite determinar se o clima é quente, temperado ou frio. Quando a curva das temperaturas fica acima das precipitações, isso significa um mês seco.

As precipitações

Pode-se saber se o clima é úmido pela observação dos valores entre os quais as precipitações mensais oscilam, bem como da sua distribuição ao longo do ano (somar os dados de todos os meses para conhecer as precipitações anuais). Deve-se observar se as precipitações se distribuem de forma regular durante todo o ano ou se estão concentradas em alguns meses específicos.

  • Identificar o tipo de clima, ou seja, relacionar a informação termopluviométrica com a classificação de Kõppen.
  • Finalmente, fazer o comentário propriamente dito, no qual se justifique a identificação climática realizada, sejam expostas as características gerais do lugar, as causas que provocam esse clima, a localização do tipo de clima e os traços biogeográficos (relação com a vegetação).
Exemplo de climograma.
Exemplo de climograma na cidade de Ayers Rock, Austrália.

No exemplo acima as temperaturas médias são elevadas durante o ano todo. Em seis meses, superam os 20 °C. Por isso, constata-se um clima quente. Existem poucos registros de precipitações, Logo, dentre os tipos de clima quente, é considerado desértico, pois, na soma das precipitações de todos os meses, o total fica abaixo dos 250 mm.

Por: Paulo Magno Torres

Veja também