Geografia

Tipos de Clima do Mundo

Determinados pelos fatores e elementos climáticos, bem como pela atuação das massas de ar, os
climas do planeta apresentam alguma variação, dependendo das características do lugar onde eles
atuam em diferentes tipos.

É possível distinguir cinco grandes zonas climáticas na superfície terrestre: uma zona quente, duas zonas temperadas e duas zonas frias. Cada uma delas apresenta diferentes tipos de clima que variam em função das temperaturas e das chuvas.

Climas quentes

Os climas quentes aparecem entre o trópico de Câncer e o de Capricórnio. Nessa faixa, as temperaturas são sempre altas (superiores a 18 °C, em média), porém a distribuição de chuvas é desigual.

  • No clima equatorial, as chuvas, abundantes e regularmente distribuídas ao longo do ano, superam os 2 mil mm/ano. Caracterizado como clima quente e úmido, apresenta pequena amplitude térmica anual, inferior a 4°C. As temperaturas médias oscilam entre 24°C e 27°C.
  • O clima tropical também se caracteriza pelas chuvas abundantes, mas elas se concentram em um período do ano. Apresenta duas estações: a chuvosa, no verão, e a seca, no inverno. Apresenta médias térmicas anuais superiores a 20°C.
  • O clima desértico aparece tanto nas regiões quentes quanto nas temperadas. Tem chuvas escassas, inferiores a 250 mm/ano, e grandes variações de temperatura ao longo do dia: as noites são muito frias e os dias, muito quentes, com médias mensais acima de 30 °C.
  • o clima semiárido caracterizado-se como quente e seco, apresenta poucas chuvas, irregularmente distribuídas ao longo do ano. Os índices pluviométricos são inferiores a 600 mm anuais. As temperaturas apresentam-se elevadas durante todo o ano, com médias térmicas superiores a 30°C

 Climas temperados

Os climas temperados se estendem entre o trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico e entre o trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. Especialmente na Europa, as quatro estações do ano são muito bem definidas e há variações significativas de temperatura e de chuvas.

Os principais climas temperados são:

  • O clima oceânico ou atlântico, com temperaturas suaves e chuvas abundantes, superiores a 800 mm/ano, durante todo o ano. Pela proximidade dos oceanos, que equilibram as temperaturas por meio das correntes marítimas quentes, os verões e invernos não são tão rigorosos como no continental. As temperaturas médias anuais giram em torno de 20°C.
  • O clima continental, caracterizado pelos invernos longos e muito frios, com temperaturas abaixo de 0 °C, e verões curtos e de temperaturas amenas. As chuvas, concentradas no verão, ultrapassam os 600 mm/ano.
  • O clima mediterrâneo (e semelhantes), caracterizado pelos invernos curtos e amenos e pelos verões longos e quentes. A pluviosidade é baixa, inferior a 800 mm/ano, e as chuvas se concentram na primavera e no outono.
  • O clima subtropical, com temperaturas brandas e chuvas abundantes (acima de 1 mil mm/ano) no verão. As estações do ano são bem definidas, com grande amplitude térmica anual. No verão, as temperaturas médias variam entre 15°C e 20°C e, no inverno, entre 0°C e 10°C

Climas frios

Os climas frios aparecem nas regiões de altas latitudes e nas altas montanhas.

Distinguem-se em dois tipos:

  • O clima polar, que apresenta as mais baixas temperaturas da Terra, ficando, em média, abaixo de 10 °C. As chuvas são quase inexistentes, a forma de precipitação nessas áreas de elevadas latitudes é a neve.
  • O clima de alta montanha, com temperaturas muito baixas no inverno e amenas no verão. As chuvas são abundantes e frequentemente ocorrem sob a forma de neve no inverno. Apresenta temperaturas médias anuais inferiores a 0°C.

Por: Paulo Magno da Costa Torres

Veja também: