Você já ouviu alguém dizendo que política é algo que não deve ser discutido? Muitas pessoas sequer gostam de falar sobre o tema, mesmo sendo um dos assuntos que mais afetam nossas vidas, de forma muito maior do que somente a cada eleição. Estamos falando da política, palavra que vem do grego politiké e se referia ao trabalho dos cidadãos de debater, analisar e cuidar dos assuntos da cidade, organizando a vida de uma comunidade.
Ainda que seja um tema tão importante, muitas pessoas têm uma visão bastante negativa a respeito do assunto, especialmente porque sempre ouvimos, nas diferentes mídias, histórias de políticos mal-intencionados, que agiram de modo egoísta e pouco empático, colocando seus interesses pessoais acima dos da população.
Origem da palavra
A construção da pólis, na Antiga Grécia, deu origem à palavra política, um conceito relacionado a todos os que integravam a cidade-Estado, um modelo de organização social que deu origem ao que, mais tarde, passou a ser denominado nação, com suas características próprias e sua autonomia. Política, portanto, é a arte ou a ciência de administrar os assuntos concernentes à nação, o que inclui seus problemas internos e externos.
O que é política na teoria e na prática
Nos bairros, nas cidades e nos países há comunidades repletas de pessoas diferentes entre si, com olhares e opiniões variados sobre o mundo e objetivos que algumas vezes entram em conflito e, outras vezes, alinham-se. Essas comunidades são resultado da ação humana, do “animal político” que Aristóteles descrevia, e são formadas sempre com o objetivo de fornecer às pessoas que nelas vivem algo que não poderiam obter de outra forma, como proteção, alimento, afeto e companhia.
Proporcionar para as pessoas esses bens, que são o motivo pelo qual elas se juntaram em uma comunidade, seria a mais importante realização dos cidadãos que cuidam dos assuntos da pólis.

Segundo Aristósteles, o conjunto de estudos e ações que busca caminhos para obter esses bens e promover a felicidade é a política. Dela fazem parte o estudo e a aplicação da ética que tratamos na unidade anterior, que busca indicar o comportamento desejado ao ser humano em uma sociedade para que tanto o indivíduo quanto a comunidade como um todo possam ter uma vida repleta de virtudes e bem-estar; e o estudo e aplicação de técnicas voltadas a garantir a melhor e mais justa organização possível para a sociedade. Por isso, a política não é apenas um conhecimento teórico, algo que vamos aprender somente observando ou estudando, mas também um conhecimento prático, no qual agir e “botar a mão na massa” para realizar o que foi estudado e debatido é de fundamental importância.
Sem a aplicação dos conhecimentos e das técnicas da política na vida cotidiana de uma cidade, de um estado ou de um país, não podemos dizer que a política atinge os objetivos pelos quais foi pensada. A política, portanto, exige dedicação tanto ao seu estudo como à sua prática. É preciso entender as reflexões a respeito do ser humano, da vida em sociedade e das transformações que ocorrem em nossa sociedade, como a mudança daspessoas da zona rural para as cidades.
Os desafios da política
O desenvolvimento das cidades contribuiu para tornar a realidade à nossa volta o que é hoje. Desse modo, é necessário entender as mudanças que ocorreram para compreender melhor os desafios que existem e os que ainda surgirão. Ao mesmo tempo, é preciso aplicar o resultado dessa reflexão, encontrando formas de realizar ações efetivas na sociedade para manter o que precisa ser preservado e mudar o que precisa ser modificado. Como toda ação possui uma intenção, uma ideia por trás, é importante não somente saber o que deve ser feito como saber aplicar aquilo que se deseja, ponderando as consequências.
A teoria e a prática se unem na política de tal modo que não podemos falar com elogios de um político que seja somente “técnico”, “prático” ou que seja apenas teórico: é preciso unir as duas qualidades para que, no exercício da cidadania, todos possamos contribuir para o bem-estar da população da melhor maneira possível.
Como uma pessoa poderia contribuir para a felicidade das pessoas sem entender o que essa felicidade significa? Como alguém poderia propor mudanças que colaborassem com a vida de uma sociedade sem conhecer a visão que seus integrantes têm do mundo ou entender o que eles sentem ao viver naquele ambiente? Como alguém que compreenda essas questões vai ajudar os de- mais se não souber debater o assunto e sugerir medidas que melhorem realmente o cotidiano das pessoas, explicando como elas devem ser postas em prática? O objetivo da política é, cuidando dos assuntos de uma comunidade, garantir a felicidade de todos, mesmo que alguns tentem utilizá-la para seus objetivos egoístas.
A união entre o conhecimento teórico e o prático em ações políticas pode ser vista na criação de políticas públicas que atendam aos interesses populacionais, garantindo seu bem-estar e segurança.
Por: Wilson Teixeira Moutinho
Veja também:
- Partidos Políticos
- História das ideias políticas
- O poder político no Brasil
- Conceito de direita e esquerda na política