Home > Educação Física

 Educação Física

Educação Física é um conjunto de exercícios que tem como objetivo libertar todas as energias do corpo humano, coordená-las e discipliná-las, a fim de que se tornem melhores as condições de saúde.

É uma parte importante do currículo moderno da educação geral. Compreende atividades físicas e todos os tipos de esportes destinados a melhorar a postura, desenvolver o físico e contribuir para uma boa saúde e o bem estar geral das pessoas. Também proporciona lazer e divertimento. Os currículos de educação física podem cobrir grande variedade de atividades: dança, natação, ginástica, acampamento e dezenas de esportes como arco-e-flecha, tênis, voleibol, futebol, basquetebol, atletismo e outros.

Educação Física na Escola– No Brasil, a educação física, esportiva e recreativa é obrigatória em todos os níveis e ramos de escolarização. Mas alguns alunos podem ser dispensados: os que tiverem prestando serviço militar na tropa, aqueles que tiverem mais de 30 anos, os que trabalharem mais de 6h por dia, e quem apresentar incapacidade física comprovada.

1º Grau – As atividades físicas tem caráter recreativo. Seu objetivo principal é melhorar a aptidão física dos alunos, consolidar hábitos de higiene, desenvolver o corpo e a mente e despertar o espírito de solidariedade, de equipe e de esportividade. Compreende a ginástica rítmica, feita ao som de musica, e jogos. Algumas escolas oferecem aulas de natação, judô e balé.

2º Grau– As atividades físicas visam a dar ao aluno aproveitamento útil do tempo de lazer, desenvolver sua sociabilidade e contribuir para o fortalecimento da vontade, da tendência a liderança e de hábitos sadios.Compreende a ginástica e esportes.

Universidades – Predominam as práticas de natureza desportiva. O objetivo é, além do aprimoramento físico e da conservação da saúde, a integração do estudante ao campus universitário e a consolidação do sentimento comunitário e de nacionalidade. Compreende a organização de torneios e campeonatos internos ou com outros estabelecimentos.

Artigos sobre educação física:

Cãimbras

A maioria dos nadadores ou praticantes de hidroginástica já experimentou cãimbras, seja nos pés, pernas ou braços. O estado que …

Leia mais

Distensão Muscular

Porque ocorre a distensão muscular? Ocorre por causa do alongamento exagerado das fibras que formam os músculos, acompanhado da ruptura …

Leia mais

Ginástica Olímpica

Ginástica Olímpica

A Ginástica Olímpica é um conjunto de exercícios corporais sistematizados, aplicados com fins competitivos, em que se conjugam a força, …

Leia mais

Handebol

Atletas jogando handebol

História do handebol Em 29 de outubro de 1917, surgiu uma modificação no aperfeiçoamento do Handebol. O professor alemão da …

Leia mais

Handebol de Campo

Handebol de Campo

A modalidade, como é praticada atualmente, foi introduzida em 1912, na Alemanha. O alemão Hirschmann, então Secretário da Federação internacional …

Leia mais

Hipismo no Brasil

Sem qualquer pretensão literária e com mãos rudes, que mais lideram com rédeas do que com a pena, enfrento neste …

Leia mais

História da Natação

Ao se observar a natureza do homem percebe-se as habilidades que lhe são naturais. Correr, saltar e arremessar são algumas …

Leia mais

História do Atletismo

História do Atletismo

A história do atletismo pode ser dividida em três períodos: O primeiro, de suas origens, nas civilizações primitivas, à extinção …

Leia mais