Home Física > Mecânica > Composição de Movimentos

Composição de Movimentos

A composição de movimentos está presente em diversas áreas da física e seu princípio deve ser utilizado sempre que possível.

Publicidade

Estudar os fenômenos da natureza por mais que ela se comporte de maneira simples, é sempre uma tarefa difícil, pois em cada situação deve-se tomar seus devidos cuidados.

Alguns movimentos em física são extremamente complexos percebendo isso, um dos mais brilhantes cientistas da história Galileu Galilei, passou parte do tempo de sua vida tentando estudar situações desse tipo. Após muitos estudos ele acaba concluindo um importantíssimo princípio que revolucionou a ciência da época, o denominado princípio da composição do movimentos. Esse princípio encontra-se enunciado abaixo.

Princípio da composição do movimentos:

Todo movimento complexo pode ser decomposto em vários movimentos mais simples sempre que possível. Em outras palavras isso quer dizer que o movimento complexo nada mais é do que a superposição de vários movimentos mais simples.

Esse princípio facilitou muito não só a vida dos cientistas, mas também o estudo de situações complexas como, por exemplo, o lançamento oblíquo.

O exemplo mais clássico de aplicação desse princípio é sem dúvida no estudo do movimento de um corpo após ser lançado obliquamente em relação ao chão. Por isso vale a pena destacar esse exemplo com um cuidado maior.

O lançamento oblíquo:

O lançamento oblíquo consiste em lançamento geralmente de um projétil em que este faz um ângulo qualquer em relação a um referencial (geralmente o chão). Um esquema ilustrativo pode ser representado abaixo:

Composição de movimentos - lançamento obíquo

Nesse lançamento alguns cuidados devem ser tomados:

1 – Deve-se tomar bastante atenção na decomposição do vetor velocidade

2 – O lançamento oblíquosempre obedece ao princípio da decomposição do movimento

Pode-se notar que o lançamento oblíquo ocorre em dois eixos cartesianos, o eixo x e o eixo y. Por isso epor ele estar sob a ação da aceleração da gravidade pode ser decomposto em dois movimentos mais simples sendo um em cada eixo cartesiano.

Eixo y: O movimento presente no eixo y será o de queda livre (repare que nesse eixo o movimento está sob ação da aceleração da gravidade logo esse movimento possuirá as mesmas equações dos movimentos uniformemente variados (MUV).

Publicidade

Eixo x: O movimento presente no eixo x será o movimento uniforme (repare que nesse caso o movimento não está sob a ação da aceleração da gravidade logo esse movimento possuirá as mesmas equações dos movimentos uniforme (MU).

A conclusão que se pode tirar é de que a análise separadamente dos movimentos de cada eixo corresponde à análise do lançamento oblíquo de forma integral provando assim a aplicação do principio da composição do movimento.

Por: Luiz Gulherme Rezende Rodrigues

FONTE:

  • http://www.slideshare.net/prof.sergio.fisica/composio-de-movimentos
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_parab%C3%B3lico

Veja também: