Home Física > Termologia > Mudanças de Estado Físico da Matéria

Mudanças de Estado Físico da Matéria

As mudanças de estados físicos ocorrem quando a matéria é submetida a variações de temperatura e pressão. Essas variações podem favorecer a existência das mudanças de estado a seguir.

Para efeitos de nosso estudo os estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Mudando-se a temperatura e/ou pressão podemos fazer com que os corpos passem de um estado para outro.

Fusão

É a passagem do estado sólido para o estado líquido. Isto se verifica quando o corpo sólido recebe calor, o que provoca uma elevação na sua temperatura até o ponto em que a agitação das átomos passa a ser tanta que a estrutura deixa de ser cristalina e passam a ter uma movimentação maior, caracterizando o líquido.

Durante a fusão a temperatura permanece constante, conforme podemos constatar ao retirarmos um bloco de gelo do congelador e colocar em um prato.

Supondo que o gelo esteja à – 8ºC, ele irá receber calor do ambiente até chegar à temperatura de 0ºC, nesse ponto irá começar a passar do estado sólido para o líquido. Enquanto esse processo estiver se desenvolvendo a temperatura tanto do bloco de gelo restante quanto da água que foi aparecendo, estará em 0ºC. Quando todo o gelo estiver derretido novamente a temperatura da água começará a subir, até atingir o equilíbrio térmico com o meio ambiente.

TEMPERATURA DE FUSÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado sólido para o líquido.

Solidificação

É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina.

TEMPERATURA DE SOLIDIFICAÇÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado líquido para o sólido.

Durante a solidificação a temperatura permanece constante.

Vaporização

É a passagem do estado líquido para o gasoso e pode ocorrer de duas maneiras: EVAPORAÇÃO E EBULIÇÃO.

EVAPORAÇÃO:

ocorre a qualquer temperatura e seu processo se dá de maneira lenta. Um exemplo são as roupas que se coloca a secar nos varais.

Este processo se dá através de algumas das moléculas do líquido, que estão em movimento, as quais conseguem escapar da superfície do líquido.

A velocidade de evaporação depende de três fatores:

  1. quanto maior for a temperatura do líquido maior será a energia das moléculas que se encontram próximas a superfície, portanto maior velocidade de evaporação. Ex: a água à 80 graus evapora mais rápido do que à 20 graus.
  2. quanto maior for a superfície do liquido em contato com o ar maior será a velocidade de evaporação. Ex.: um líquido num prato evapora mais rápido do que se estivesse em uma garrafa.
  3. quanto maior a umidade próxima a superfície do líquido, menor a velocidade de evaporação porque as moléculas que iriam se desprender da superfície encontrarão já o espaço ocupado por outras moléculas. Ex: em dias úmidos as roupas custam mais a secar.

EBULIÇÃO:

ocorre à uma determinada temperatura, característica de cada líquido, chamada TEMPERATURA DE EBULIÇÃO.

Cada substância possui uma determinada temperatura de ebulição e a mesma permanece constante enquanto se verifica o processo.

Ex: a água entra em ebulição à 100ºC e permanece nessa temperatura enquanto estiver fervendo.

Condensação

Condensação é a mudança de uma substância do estado gasoso para o estado líquido. Essa passagem ocorre com a diminuição da temperatura ou o aumento da pressão.

Observe, quando sua mãe cozinha um alimento qualquer, o que acontece quando ela retira a tampa da panela. Ao retirar, você vai observar algumas gotas de água na tampa. Essa água estava no cozimento e, com o aquecimento da panela, transformou-se em vapor, o qual, ao tocar a tampa, que estava mais fria, voltou para o estado líquido.

A uma determinada pressão, cada substância se condensa a uma determinada temperatura. É a sua temperatura de condensação, que é igual a temperatura de ebulição.

Sublimação

Sublimação é a passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado de vapor e vice-versa.

Parte do gelo do congelador se sublima e, nos países frios, parte da neve também se sublima, ou seja, a neve desaparece sem deixar poças de água, sem passar pelo estado líquido.

Você já ouviu falar da naftalina? São umas bolinhas que algumas pessoas colocam nas gavetas para afastar baratas. Essas bolinhas, com o tempo, diminuem de tamanho e desaparecem, sem passar pelo estado líquido, o que certamente molharia as roupas das gavetas.

Cristalização

É a passagem do estado gasoso direto para o estado sólido, sem passar pelo estado líquido. Ex: se aquecermos iodo cristalino o mesmo irá evaporar. Colocando-se uma superfície fria logo acima da evaporação notaremos que o mesmo se liga a superfície na forma de pequenos cristais.

Resumindo:

Mudanças de estado físico da matéria.

Por: José Antônio Colvara

Veja também: