Home Química > Química Geral > Estados Físicos da Matéria

Estados Físicos da Matéria

De um modo geral, as partículas que compõem uma substância podem se organizar de diferentes formas. Essas diferentes formas estão relacionadas ao seu estado físico.

As partículas podem estar mais unidas ou mais afastadas, de acordo com as condições de temperatura e de pressão a que a matéria esteja sendo submetida.

Alterando essas condições, podemos efetuar mudanças no estado físico da matéria.

Basicamente, os estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso.

O estado sólido

Nos corpos sólidos, as partículas que os constituem ficam muito próximas umas das outras.

No estado sólido a matéria:

Tem forma própria. Uma aliança de ouro terá sempre a mesma forma, onde quer que seja colocada (dentro de um cofre, sobre a mesa, no bolso da calça, etc.);

Tem volume definido. Medindo as dimensões da aliança de ouro, você poderá determinar o seu volume.

Na maioria dos casos, corpos sólidos se transformam em líquidos ou gasosos quando aquecidos a temperatura elevada ou quando a pressão a que estão submetidos é reduzida.

O estado líquido

No estado líquido, em geral, a matéria apresenta suas partículas mais afastadas umas das outras do que no estado sólido. Isso permite que elas se movimentem, tornando a matéria fluida.

No estado líquido, a matéria é geralmente constituída por moléculas e:

Não tem forma própria. Experimente despejar a água de uma garrafa em outro recipiente qualquer: ela tomará nova forma. Como todos os líquidos, a água adquire a forma do recipiente que a contém;

Tem volume constante. Encha de água uma garrafa de 1 L de capacidade. A seguir, despeje a água em outro recipiente. Ela muda de forma, mas seu volume permanece o mesmo (1 L).

O estado gasoso

Em condições ambientais, a matéria no estado gasoso é constituída por átomos ou moléculas, que estão bem afastados uns dos outros, permitindo a sua grande movimentação.

No estado gasoso, a matéria:

Não tem forma nem volume definidos. O gás contido num recipiente pode ser comprimido ou expandido; conseqüentemente, seu volume pode diminuir e aumentar.

As mudanças de estado físico

Já sabemos que dois fatores influem na mudança de estado físico da matéria: a temperatura e a pressão.

O aumento da temperatura faz com que as moléculas ou partículas da matéria se movimentem com maior velocidade. Já o aumento da pressão faz com que as moléculas fiquem mais próximas. Um atua contrariamente ao outro.

Se quisermos manter a matéria no mesmo estado físico, devemos compensar qualquer mudança nas condições de pressão com outra mudança de temperatura, e vice-versa. No link “Mudanças de Estado Físico da Matéria” vamos ver como tudo isso acontece.

Mundança de estado

Autoria: Messias Rocha de Lira

Veja também: