Home Doenças > Ascaridíase

Ascaridíase

A lombriga, cujo nome científico é Ascaris lumbricoides, é o nematódeo responsável por uma das verminoses que mais acometem a população mundial, a ascaridíase. Os vermes adultos, que medem de 15 a 40 cm, vivem no intestino delgado do homem, podendo aparecer em grande quantidade.

Publicidade

As pessoas contaminadas com o Ascaris lumbricoides eliminam muitos ovos com as fezes. Nos locais onde não há rede de esgoto ou fossas, esses ovos se espalham pelo solo, contaminando a água e os alimentos. Insetos, como moscas e baratas, também podem espalhar os ovos, que grudados em suas patas, podem contaminar os alimentos. Crianças que levam as mãos sujas de terra à boca podem ingerir ovos do verme, se a terra estiver contaminada.

Ao chegarem ao intestino, os ovos liberam larvas que atravessam a parede intestinal, caem na corrente sanguínea e passam por diversos órgãos: fígado, coração e pulmões. Nos pulmões, perfuram os alvéolos, o que pode causar irritação e tosse.

Verme transmissor da Ascaridíase.
Imagem de lombrigas: os machos possuem um gancho apical.

Com a tosse, as larvas atingem a traqueia, a laringe e chegam até a faringe. Na faringe, elas são engolidas, vão para o estômago e chegam novamente ao intestino, onde terminam seu desenvolvimento, transformando-se em vermes adultos, os quais se acasalam e iniciam a postura de ovos. Uma fêmea chega a eliminar mais de 200 mil ovos por dia.

Publicidade
Ciclo da Ascaridíase.
Representação esquemática do ciclo do Ascaris lumbricoides.

A gravidade da doença depende muito da quantidade de vermes que habitam o intestino. Quando a infestação é branda, as pessoas nem apresentam manifestações; no entanto, se houver muitos vermes, podem ocorrer lesões e infecções nos pulmões, por causa da migração deles, e, posteriormente, cólicas abdominais, diarreias, enjoos, fraqueza e falta de apetite. Em casos de obstrução da passagem intestinal, há risco de morte.

Lombrigas no intestino.
Representação esquemática de cavidade intestinal obstruída pela presença de grande quantidade de lombrigas.

A ascaridíase é uma verminose que pode ser tratada com medicamentos que matam os vermes no intestino. No entanto, a forma mais eficaz de combatê-la é adotar certas medidas preventivas, como:

  • investir em saneamento básico, como a construção de redes de esgotos e fossas sépticas, que impedem que os ovos eliminados alcancem a água e os alimentos de consumo humano;
  • higienização dos alimentos ingeridos crus e das mãos antes das refeições, para evitar a ingestão de ovos;
  • tratamento dos doentes, evitando, assim, a eliminação de ovos no meio ambiente.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: