Geografia do Brasil

Rio São Francisco

O “Velho Chico“, como é conhecido, nasce no Parque Nacional da Serra da Canastra e segue em direção ao Nordeste do País, constituindo-se em recurso hídrico estratégico e fundamental para o desenvolvimento regional.

Principal rio que banha o Estado de Minas Gerais, o São Francisco percorre uma extensão de 3.160 quilômetros, numa bacia de 631.133 km2 que passa pelos Estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas antes de desaguar no Oceano Atlântico. A 200 quilômetros de sua foz, já na Bahia, localiza-se a cachoeira de Paulo Afonso, formada por várias quedas d’água em desnível de 80 metros. Ao longo de seu curso e ainda em Minas Gerais, foram construídas as hidrelétricas de Furnas e Três Marias, que fornecem energia elétrica para grande parte da região Sudeste do País.

Hidrovia do São Francisco

Entre a Serra da Canastra, onde nasce em Minas Gerais, e sua foz na divisa de Sergipe e Alagoas, o “Velho Chico”, como é conhecido o maior rio situado inteiramente em território brasileiro, é o grande fornecedor de água da região semi-árida do Nordeste. Seu principal trecho navegável situa-se entre as cidades de Pirapora, em Minas Gerais, e Juazeiro, na Bahia, num trecho de 1.300 quilômetros. Nele estão instaladas as usinas hidrelétricas de Paulo Afonso e Sobradinho, na Bahia; Moxotó, em Alagoas; e Três Marias, em Minas Gerais. Os principais projetos em execução ao longo do rio visam melhorar a navegabilidade e permitir a navegação noturna.

Rio São Francisco

Autoria: Roberto Rivelino Carvalho

Veja também: