Geografia

As Zonas Climáticas da Terra

Sabemos que na Terra existem áreas onde faz muito calor e áreas muito frias. por exemplo, nos polos faz muito frio praticamente o ano todo, já nas regiões próximas a linha do equador, a temperatura em geral é elevada todos os meses do ano.

Como se explica essa diferença de temperatura entre essas duas regiões?

Você sabe que o calor que sentimos vem dos raios solares. Nas áreas equatoriais, esses raios alcançam a terra mais diretamente, isto é, a inclinação dos raios solares. Já nas zonas polares, eles são bastantes inclinados. É por isso que próximo do equador a temperatura é elevada e próximo dos polos é baixa.

Como resultado do aquecimento maior que ocorre na região equatorial, e do menor aquecimento na região dos polos, a superfície terrestre foi dividida em zonas climáticas ou zonas térmicas.

São cinco as zonas climáticas da terra

Mapa com as zonas climáticas da Terra

zona tropical ou inter tropical: esta localizada entre o trópico de câncer e o trópico de capricórnio. É a região mais quente da terra.

zona temperada do norte: entre o trópico de câncer e o circulo polar ártico. Como recebem  raio do sol mais inclinados,são menos aquecidas e iluminadas . nessas zonas, é fácil receber a passagem das quatro estações do ano, pois ai cada estação apresenta as características que a diferenciam nitidamente das outras.

zona temperada do sul: entre o trópico de capricórnio e o circulo polar antártico.

zona polar do sul: abrange  as áreas localizadas dentro do circulo polar antártico.

zona polar do norte: abrange as áreas situadas dentro do circulo polar ártico.

As zonas polares são as regiões mais frias do planeta, essas zonas recebem os raios do sol muito inclinados e, por tanto, muito fracos .por causa disso são muito frias. por esse motivo, ocorrendo nelas e formação de grandes geleiras.

A maior parte do território brasileiro situa-se na zona tropical, daí por porque o Brasil, em geral, predominam temperaturas elevadas.

É bom saber. A importância dos trópicos e dos círculos polares, deve se ao fato de eles servir de limites para as chamadas zona da terra.

Veja também: